Museus de SP preparam programação especial para as férias

Oficinas, brincadeiras, exposições e atividades para crianças e adultos serão alguns dos destaques de julho

qua, 06/07/2016 - 10h02 | Do Portal do Governo

Os museus de São Paulo prepararam uma programação especial para o mês de julho, repleta de oficinas, brincadeiras, contação de histórias e exposições, com atividades para crianças, adolescentes e adultos.

Ao longo do mês, as atrações serão destacadas nas mídias sociais da Secretaria da Cultura, que convida os visitantes a registrarem suas visitas e publicarem nas redes sociais com a hashtag #feriasnosmuseus.

Confira abaixo os principais destaques:

Museu Catavento
A companhia de teatro BuZum! se apresenta nos dias 7, 8, 9 e 10 de julho (quinta a domingo), com sessões entre 10h e 16h. Dos dias 15 a 17 de julho, das 9h às 17h, as crianças participam da atividade Na Pista Certa, que aborda o conceito de trânsito, sinalização viária e importância das regras de convivência de valores; Já o Viver com Saúde, que tem como mote a importância da alimentação saudável, conta com sessões entre 13 e 17 de julho (quarta a domingo), das 11h30 às 14h30.

Sucesso de público, Química em Show, fará experimentos diversos de 19 a 31 de julho, às 10h30, 12h e 14h. Haverá também a oficina de Experimentos Científicos nos dias 16 e 17 de julho “LIGHT PAINTING – desenhando com a luz” de terça a sexta: (10h, 11h, 14h e 15h) e de sábado e domingo (10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h) e Estúdio de TV – Programação Mata Atlântica, para os visitantes serem repórteres de aventura no Estúdio de TV do Catavento por um dia, com sessões às 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h. Para mais informações, acesse www.cataventocultural.org.br.

Museu da Imigração
De 6 a 31 de julho, as crianças poderão visitar o espaço Mundo de Brincar. Haverá também um cantinho da leitura com atividades educativas de quarta a domingo, das 11h às 17h. Já no dia 26, às 15h, haverá apresentação teatral “Cartas Libanesas” em celebração ao Dia do Avô. Mais informações no site www.museudaimigracao.org.br.

Pinacoteca de São Paulo
Aos sábados e domingo, a Pinacoteca realiza duas atividades: o JogaJunto e o Pinafamília, ambas das 11h às 15h. Ainda no mês de julho, a Educateca disponibilizará também empréstimo de jogos, basta deixar um documento de identificação com foto. Informações em www.pinacoteca.org.br.

Paço das Artes
A programação Paço Criança – Oficina de Performance  será realizada todas as  quartas-feiras de julho, das 14h às 17h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Destinada ao público infantil (de 7 a 10 anos), a ação visa introduzir a linguagem da performance para crianças, tendo como referência de pesquisa a exposição ISSOÉOSSODISSO, de Lenora de Barros. Mais informações em www.pacodasartes.org.br.

Museu de Arte Sacra
Nos sábados de julho serão realizadas oficinas de desenho como recordação da visita, de acordo com a temática. Dia  9 de julho o tema é Desenho de Figura Humana; 16 de julho Desenho de Paisagem/Arquitetura; 23 de julho Desenho de Natureza e 30 de julho Desenho de Moda. A atividade é livre para todos os públicos. Mais informações em www.museuartesacra.org.br.

Casa das Rosas
As tardes de domingo serão repletas de contação de histórias como “Histórias para enganar a morte” (03 de julho), “É Hora da História”, (17 de julho) e “Grimmistórias em tons de ouro”, (24 de julho), sempre às 15h.  Adultos e crianças serão levados a viajar pelas narrativas dos contos. Mais informações em www.casadasrosas.org.br.

MIS-SP
A Super Maratona Infantil será nos dias 02 e 03 (sábado e domingo), das 10h às 17h, com espaço para troca de figurinhas, oficina de jogos antigos, oficina de terrário, contação de histórias e teatro. Para participar é necessário retirar ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu. Mais informações em www.mis-sp.org.br.

Museu da Casa Brasileira
O espaço oferece oficinas e atividades durante o mês. Conversa no Quintal será nos domingos 10 e 24, às 14h e a Oficina de Desenho no dia 16 (sábado), às 14h30; Haverá apresentação dos Embatucadores, no dia 16 (sábado), às 10h; Oficina Casinha  nas quartas-feiras 6 e 20, com sessões às 10h e às 14h30;  Desenho sua Casa  nos dias 07, 14, 21 e 28 de julho das 10h30 às 12h; Era uma Casa Muito Engraçada, com encontros dias 06 e 20 de julho das 19h às 21h. Mais informações em www.mcb.org.br.

Museu Afro Brasil
As Brincadeiras do Congo ocorrem às terças e quintas, com sessões às 11h30 e às 15h30 e de quartas e sextas, às 9h30 e às 13h30, tendo como ponto de partida as visitas mediadas à exposição de longa duração; dia 2 de julho (sábado), às 10h30, terá a visita Kotambola ya bana, para explorar o acervo de maneira lúdica; No dia 30 de julho (sábado), às 11h, é a vez da contação de histórias africanas ou afro-brasileiras Aos Pés do Baobá;  Já às 14h, o Museu promove a oficina  Bingana, onde a matéria-prima é a palavra, para refletir sobre provérbios apresentados em três línguas: português, quicongo e lingala (línguas faladas no Congo). Mais informações em www.museuafrobrasil.org.br.

Casa Guilherme de Almeida
Com programação é voltada para os jovens e adultos , o Museu-Casa traz a oficina Caderno de memórias, no domingo, 03 de julho, às 14h30. Os participantes serão estimulados a criar seu próprio diário, a partir de uma conversa com e sobre as próprias memórias individuais e coletivas. Já o curso de tradução de letras de Rap Estadunidense será ministrado às terças-feiras, 12, 19 e 26, e quinta-feira, 28 de julho, das 14h às 17h. Os participantes traduzirão letras das músicas e cada tradução revelará novos desafios e possíveis soluções. Não é necessário domínio da língua inglesa para participar das aulas: serão fornecidas traduções literais de cada letra a ser trabalhada. Mais informações em www.casaguilhermedealmeida.org.br.

Memorial da Resistência
Todos os domingos de julho, das 15h00 às 16h30, o espaço recebe apresentações da peça teatral “E nós que amávamos tanto a revolução”, do grupo Opine Produções Artísticas e Kamaleoa Juntó. O espetáculo aborda a forma realista de situação dos presos políticos durante a ditadura militar no Brasil. Mais informações no site www.memorialdaresistencia.org.br.

Museu do Futebol
Serão realizadas atividades para as crianças brincarem de atletas olímpicos. Bolas, instrumentos esportivos, mesa de pingue-pongue e até um pódio com medalhas para brincar de ser campeão e entrar no clima do maior evento esportivo do mundo. Mais informações no site www.museudofutebol.org.br.

Museu do Café
Localizado em Santos, o museu terá uma programação especial de 6 a 31 de julho no Espaço Café com Leite, sempre de quarta a domingo, das 11h às 17h. Haverá atrações para crianças, jogos educativos, brinquedos, contações de histórias, oficina de Minibarista, teatro de fantoche e cantinho de leitura. Mais informações em www.museudocafe.org.br.
 
Para conhecer a programação cultural de todo o estado, acesse a Plataforma SP Estado da Cultura 

Do Portal do Governo do Estado