Museus de SP celebram jornada do patrimônio com ampla programação

Museus da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas oferecem programação especial e gratuita para a 9ª Jornada do Patrimônio

qui, 10/08/2023 - 7h18 | Do Portal do Governo

museu

Na 9ª edição da Jornada do Patrimônio, o Museu de Arte Sacra de São Paulo promove uma caminhada no bairro da Luz, convidando os participantes a identificarem o patrimônio cultural reconhecido nesse trajeto e conhecerem os espaços que fizeram parte do desenvolvimento dessa região. Quais são as memórias que esse patrimônio suscita? Existem histórias que foram apagadas e podem ser recuperadas? Por meio de uma reflexão coletiva, todos esses pontos serão discutidos a fim de serem estabelecidas conexões com os habitantes da cidade.

O Palácio das Indústrias, prédio que abriga o Museu Catavento, é conhecido por ser uma peça fundamental para a história econômica e política da cidade de São Paulo. Para falar das curiosidades e da importância desse prédio para a cidade, o museu apresentará na Jornada do Patrimônio um roteiro guiado, no qual os visitantes poderão conhecer as histórias por trás da arquitetura imponente e os diversos usos do Palácio das Indústrias através das décadas. O passeio será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, às 10h30 e às 14h30.

O Museu da Imigração recebe uma programação especial, no dia 19 de agosto, a partir das 14h, no jardim da instituição, com apresentações da Orquestra Mundana Refugi, com integrantes de diversos países do mundo, e da cantora Fanta Kanotê, natural de Guiné Conacri que estão previstas para a tarde de sábado.

Já na Casa Mário de Andrade, no dia 19 de agosto, das 16h às 18h, o encontro “Patrimônio Paulista: Samba de Bumbo”, abordará a trajetória histórica do samba na cidade de São Paulo, desde as fazendas cafeeiras até as periferias do centro da capital. A atividade também tratará dos grupos tradicionais que realizam a manifestação do samba paulista, assim como a organização do dossiê de registro da manifestação, iniciado em 2019 pelo IPHAN. O evento será acessível na Língua Brasileira de Sinais.

CAPITAL

Casa Mário de Andrade
Patrimônio Paulista: Samba de Bumbo | O Samba de Bumbo: entre a capital e o interior paulista
O encontro abordará a trajetória histórica do samba na cidade de São Paulo, desde as fazendas cafeeiras até as periferias do centro da capital.
Formato: Online, por Zoom (inscrições aqui, até o dia 19/08 – link será enviado aos inscritos por e-mail)
Data: 19/08
Horário: das 16h às 18h
Mais informações aqui

Museu de Arte Sacra
Luz em Pauta – Patrimônio Cultural e Memória
A instituição promove uma caminhada no bairro da Luz, convidando os participantes a identificarem o patrimônio cultural reconhecido no trajeto.
Formato: Presencial
Data: 19/08
Horário: 10h e 14h
Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP
Mais informações aqui

Museu Catavento
Visita Histórica pelo Palácio das Indústrias
Guiados por um de nossos monitores, os visitantes poderão conhecer as histórias por trás da arquitetura imponente e os diversos usos do Palácio das Indústrias através das décadas.
Formato: Presencial
Datas: 19/08 e 20/08
Horário: 10h30 e 14h30
Endereço: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo – SP
Mais informações aqui

Museu da Imigração
Apresentações Musicais no Jardim
Apresentações da Orquestra Mundana Refugi, com integrantes de diversos países do mundo, e da cantora Fanta Kanotê, natural de Guiné Conacri estão previstas para a tarde de sábado.
Formato: Presencial
Data: 19/08
Horário: 14h
Endereço: R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca, São Paulo – SP
Mais informações aqui

Museu da Imigração
Palestra
Como parte integrante da Jornada do Patrimônio 2023, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, o Museu da Imigração recebe a palestra “A Mooca dos Operários: Uma breve história de suas fábricas, vilas e trabalhadores”, ministrada pela professora, arquiteta e urbanista Fabiane Savino.
Formato: Presencial
Data: 19/08
Horário: 14h30
Endereço: R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca, São Paulo – SP
Mais informações aqui

Museu da Língua Portuguesa
Presenças negras na construção da cidade de São Paulo
Será proposta uma visita que busque identificar essas presenças negras nas construções da cidade, em especial no bairro da Luz e no prédio que hoje abriga o Museu da Língua Portuguesa. No período da tarde, será apresentado ao público a trajetória e o trabalho do arquiteto Tebas (1727-1811), alcunha de Joaquim Pinto de Oliveira, um dos responsáveis pela construção de diversas edificações reconhecidas como patrimônio no triângulo histórico da cidade de São Paulo.
Formato: Presencial
Datas: 19/08 e 20/08
Horário: Das 11h às 12h e das 15h às 16h
Endereço: Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Mais informações aqui

Museu do Futebol
Esquecimento e memória
A equipe do Núcleo Educativo abordará o tema com a intenção de discutir a importância de preservar a memória desse período e refletir sobre seu impacto no futebol e no Estádio do Pacaembu.
Formato: Presencial
Data: 19/08
Horário: 11h às 12h30
Endereço: Praça Charles Miller, s/n Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu São Paulo/SP
Mais informações aqui

Memorial da Resistência
Visitas ao Deops/SP
O Memorial da Resistência promove visitas mediadas com foco no eixo patrimonial ao antigo prédio do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP), hoje ocupado pelo museu.
Formato: Presencial
Datas: 19/08 e 20/08
Horário: 10h30 e 14h30
Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP
Mais informações aqui

Pinacoteca Contemporânea
Visita Patrimonial
Neste encontro, será discutido o histórico do edifício da Pinacoteca Contemporânea, a partir de uma perspectiva patrimonial.
Formato: Presencial
Data: 17/08
Horário: 10h30
Endereço: Av. Tiradentes, 273 – Luz, São Paulo – SP
Mais informações aqui

Museu das Culturas Indígenas
Jornada do Patrimônio no MCI
Como apoio à Jornada do Patrimônio 2023, nos dias 19 e 20 de agosto, o ingresso será gratuito no MCI.
Formato: Presencial
Data: 17/08
Horário: das 9h às 18h
Endereço: R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP
Mais informações aqui

Museu da Diversidade Sexual
Jornada do Patrimônio 2023
O Núcleo de Educação do Museu da Diversidade Sexual, promove todo mês ações no território central de São Paulo em busca de descobrir e redescobrir memórias deste espaço a partir de pesquisas sobre a comunidade LGBTI+.
Formato: Presencial
Data: 19/08
Horário: 14h
Endereço: Ponto de encontro Novo Espaço  – Av. São Luiz Nº 130 – República
Mais informações aqui

INTERIOR

Museu Casa de Portinari
Encontro de Patrimônio “Uma casa para permanecer no tempo, guardar memórias e contar histórias”
O Patrimônio Histórico material e imaterial, o legado, desafios e especificidades de um Museu Casa, são pautas do encontro, com o arquiteto José Antônio Lanchotti, o conservador e restaurador Júlio Moraes e o Prof. Dr. Percival Tirapeli. O Museu Casa de Portinari é tombado pelo IPHAN, com inserção no Livro de Tombo de História e de Belas Artes. O imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo e tombado pelo Condephaat.
Formato: Presencial
Data: 17/08 a 19/08
Horário: 9h
Endereço: Galpão das Artes – Rua: João Brisotti, nº 128 – Centro – Brodowski/SP.
Mais informações aqui