Museu Prudente de Moraes traz oficinas para comemorar o Dia do Índio

No local haverá confecção de bonecos “Licocós” e máscaras indígenas

ter, 19/04/2011 - 12h30 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia do Índio, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes traz para as crianças uma oficina de confecção de máscaras com material reciclável e bonecos artesanais em argila.  

Na linguagem Carajá, os bonecos são chamados de “LICOCÓS” e confeccionados em argila. Os “Licocós” são feitos de acordo com o ideal de beleza Carajá: crescer cheia de formas, ser fértil, ter muitos filhos.  

No caso das máscaras, há um caráter duplo para os índios. Ao mesmo tempo em que são artefatos produzidos por um homem comum, são também as figuras vivas do ser sobrenatural que representam. São feitas com troncos de árvores, palha de buriti e usadas geralmente em danças cerimoniais.  

Durante a oficina serão apresentadas imagens da Tribo da Amazônia, onde as crianças tomarão conhecimento do estudo descritivo do povo indígena; sua raça, língua e costumes e poderão confeccionar objetos, que serão expostos ao público.  

A orientação é da arte-educadora Ana Maria Paladino, que utilizará materiais diversos e recicláveis. A mostra é fruto da parceria com a Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Ação Cultural.  

Serviço  
Confecção de bonecos “Licocós”e máscaras indígenas
Data: 19 de abril de 2011
Horário: das 14h às 16h
Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Local: Auditório Helena Rovay Benetton Rua Santo Antonio, 641, Centro – Piracicaba/SP
Informações: (19) 3432-2148 Entrada gratuita

Da Secretaria da Cultura