Museu Paulista da USP tem oficinas educativas nas férias

Inscrições para atividades gratuitas devem ser feitas até 12 de janeiro

dom, 28/12/2008 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) oferece oficinas educativas em sua programação, durante o período de férias. Entre os dias 14 e 22 de janeiro, serão sete oficinas. As inscrições vão até o dia 12, no email mgloria@usp.br ou telefone  (11) 2065-8053 . O interessado deve enviar o nome completo e idade. As oficinas são gratuitas e estão condicionadas à inscrição de, no mínimo, cinco participantes cada uma.

Em busca do patrimônio (14 e 21 de janeiro): oficina que pretende proporcionar um primeiro contato com o Museu Paulista de forma lúdica e interativa, estimulando a brincadeira e a descoberta na compreensão de dois tipos de patrimônio: o natural e o cultural. Essa oficina busca também motivar as crianças a utilizar seu potencial intelectual e físico, percebendo o museu como um local para preservação da memória. Início às 10 horas, com uma hora e meia de duração. Voltada para o público infantil (entre 5 e 12 anos).

Contação de história com imagens (15 e 22 de janeiro): oficina com o objetivo de despertar a atenção, o olhar e a sensibilidade das crianças para os objetos expostos no museu, incentivando o levantamento de hipóteses e observações sobre o acervo, e levando a criança a criar outras histórias. Início às 10 horas, com uma hora e meia de duração. Voltada para o público infantil (entre 5 e 12 anos).

O jogo da encomenda (16 e 23 de janeiro): oficina que busca estimular a descoberta das telas expostas no museu, entendendo como e por que elas foram produzidas, instigando o olhar crítico dos participantes na observação das telas, e mesmo na criação de outras telas. Início às 10 horas, com uma hora e meia de duração. Voltada para o público infantil (entre 5 e 12 anos).

A independência do Brasil na tela de Pedro Américo (13 de janeiro): essa oficina tem por objetivo levar seus participantes a pensar sobre o tema da independência pela lente de diversos escritores e motivá-los a expor suas opiniões através da vivência de exercícios de perspectivas poéticas. Início às 15 horas, com uma hora e meia de duração. Voltada para o público jovem e adulto (a partir de 13 anos).

Dois olhares sobre São Paulo (15 de janeiro): oficina que propiciará aos participantes a reflexão e a criação de hipóteses a partir da leitura de poemas e da observação de algumas exposições do museu que abordam a cidade de São Paulo na passagem do século XIX para o século XX, contrastando e agregando esses dois olhares sobre a cidade. Início às 15 horas, com uma hora e meia de duração. Público jovem e adulto (a partir de 13 anos).

Hábitos e o Cotidiano (20 de janeiro): oficina que busca oferecer aos seus participantes a possibilidade de conhecer alguns dos hábitos cotidianos da cidade de São Paulo na virada do século XIX para o século XX que se encontram retratados nas exposições do Museu Paulista de uma maneira lúdica e interativa, investigando a linguagem cênica. Início às 15 horas, com uma hora e meia de duração. Voltada para o público da terceira idade (a partir de 65 anos).

Um olhar sobre a pintura histórica (22 de janeiro): essa oficina pretende buscar uma melhor compreensão sobre a função da imagem na história, estimulando um olhar crítico quanto ao acervo do Museu do Ipiranga, aguçando a atenção dos mesmos para esse gênero de pintura. Início às 15 horas, com uma hora e meia de duração. Voltada para o público da terceira idade (a partir de 65 anos).

Mais informações:  (11) 2065-8053 ou email mgloria@usp.br

Da USP Online / Agência USP de Notícias

(S.M.)