Museu Geológico exibe fósseis de dinossauros que viveram em SP

Itens como fósseis, minerais, rochas e objetos diversos integram acervo que representa mais de um século de pesquisas em geociências

sex, 16/06/2017 - 13h08 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Mugeo reúne fósseis, minerais, rochas, objetos e documentos encontrados em solo paulista

Você sabia que algumas espécies de dinossauros e uma baleia azul com mais de 150 toneladas viveram em São Paulo? É difícil de acreditar, mas esses eram os habitantes do Estado antes dos seres humanos chegarem. Quem quiser comprovar, basta visitar o Museu Geológico Valdemar Lefèvre (Mugeo), no parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo.

O Museu reúne uma série de exposições permanentes de fósseis, minerais, rochas, objetos e documentos antigos encontrados em solo paulista pelas equipes de pesquisa da Comissão Geográfica e Geológica.

Logo na entrada do local, é possível ver os ossos de uma baleia azul – costela, vértebras torácicas, peças da bacia e da barbatana – de aproximadamente 700 anos, encontrados na Praia Grande, no litoral. O animal pode atingir 35 metros de comprimento, pesar 150 toneladas e viver até 40 anos.

Outro atrativo são os fósseis de dinossauros encontrados no Estado. Um deles é o de um titanossauro, espécie que pesava quase 10 toneladas e media cerca de 12 metros.

O local também conta com oficinas monitoradas a escolas públicas e particulares ou a grupos organizados, que devem ser previamente agendadas. A visitação é gratuita para quem quiser conhecer o espaço, porém, para escolas e grupos é cobrado o valor de R$ 5 por pessoa para escolas particulares e de R$ 1 para escolas públicas.

Criado em 1967, o Mugeo recebeu esse nome em homenagem ao engenheiro e ex-diretor do Instituto. Em 1994, o museu foi reinaugurado com novas linhas de atuação. Ele une história e comunicação, conduzindo o visitante a conhecer e refletir sobre alguns mistérios do mundo.