Museu Felícia Leirner promove Semana da Consciência Negra

Ações na semana celebram origens e herança cultural do nosso país

seg, 14/11/2016 - 11h18 | Do Portal do Governo

O Museu Felícia Leirner abre a Semana da Consciência Negra com a história “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado. A celebração acontece no dia 16 de novembro, às 15h. Usando fantoches de forma lúdica, os educadores apresentam um panorama sobre a influência africana, o racismo, os preconceitos e herança cultural que influenciam nossa identidade brasileira.

A programação continua no dia 17 de novembro, também às 15h. Será desenvolvida a oficina temática Diálogos e Conexões, que exibirá o curta-metragem “Vista Minha Pele”. Já o Encontros com Arte traz oficina sobre a cultura do turbante, no dia 19, às 10h. O “Palco É Seu” apresenta duas grandes exibições, Hay e Dany Kriola, às 16h. O espetáculo tem canções africanas e samba de roda.

Já o grupo Kings H2 Crew mostra o gingado e talento no hip hop, no dia 20, às 11h e, no mesmo dia, os visitantes aprenderão a confeccionar as tradicionais bonecas de pano chamadas abayomi.

Para fechar a programação, o Museu e Auditório inauguram a exposição “Crespura”, às 9h do dia 22. O material faz parte do projeto fotográfico inspirado em cabelos cacheados e crespos, idealizado e produzido pela fotógrafa e estudante de jornalismo Gabriela Oliveira. A mostra também valoriza a presença africana na formulação da identidade do país. A entrada é gratuita em todos os dias.

O participante pode contribuir com doações de livros que serão utilizados no projeto “A Cada Livro Perdido, um Leitor Encontrado” – (os exemplares devem estar em boas condições de uso. Não serão aceitos livros didáticos e paradidáticos ou materiais considerado agressivos e impróprios para circulação em locais públicos).

#SPContraoRacismo 

Do Portal do Governo do Estado