Museu do Ipiranga oferece acompanhamento monitorado

Visitante tem quatro roteiros de visitas - cada um com duração de cerca de 30 minutos

ter, 15/09/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A partir deste mês, o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, oferece nos finais de semana acompanhamento especializado às exposições. O visitante poderá escolher quatro roteiros: O universo do trabalho, Cotidiano e sociedade, História do imaginário e Eixo da Independência – cada um com duração de aproximadamente 30 minutos. 

Para participar, não é necessário fazer inscrição. No horário agendado, basta dirigir-se ao saguão de entrada, onde um educador dará início à visitação. 

Roteiros 

História do imaginário: imagens recriam a história 

O objetivo é levar o visitante a compreender as funções de imagens do acervo do Museu Paulista, elaboradas entre 1890 e 1940, e que se tornaram referência para a construção do imaginário sobre o passado brasileiro e paulista. Em foco, a pintura histórica, a questão da encomenda e o papel de Afonso Taunay na condução desse processo. 

Eixo da Independência 

Pretende discutir as várias dimensões da Independência, sobretudo o Museu Paulista, criado no início de 1920, na gestão de Afonso Taunay. Explorando as telas e esculturas do eixo formado pelo saguão, escadaria e salão nobre do museu, visa a levar o visitante a refletir a respeito dos diferentes momentos e personagens históricos ali representados. 

São Paulo e o universo do trabalho 

Objetiva levar o visitante a compreender as inúmeras transformações que ocorreram em São Paulo (na passagem do século 19 para o 20), impulsionadas principalmente pela riqueza gerada pela cafeicultura. Especial enfoque na criação dos serviços públicos e do comércio. 

Cotidiano e sociedade na São Paulo do século 19 para o 20 

Tem como finalidade levar o visitante a refletir sobre os aspectos e singularidades do modo de vida das famílias da elite paulistana, que viviam na cidade nesse período. Busca também chamar a atenção para as mudanças ocorridas, até o presente, nos hábitos e gostos desses personagens. 

Horários 

19 de setembro
11h30 – Cotidiano e sociedade
12 horas – O universo do trabalho
12h30 – Eixo da Independência
13 horas – História do imaginário

20 de setembro
12 horas – Eixo da Independência
12h15 – O universo do trabalho
12h30 – História do imaginário
13 horas – Cotidiano e sociedade
13h30 – Eixo da Independência 

Serviço
Museu Paulista
Parque da Independência, s/nº – Ipiranga
Informações: (11) 2065-8000

Da Agência Imprensa Oficial