Museu do Imigrante exibe retratos da família brasileira

Artista fotografou famílias conhecidas e anônimas, de diferentes etnias e níveis sociais

sáb, 29/08/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Memorial do Imigrante inaugura neste domingo, 30, a exposição Origens. A mostra contará com 30 ampliações de fotos que integram o livro Origem – Retratos de Família no Brasil, da retratista brasileira Fifi Tong. 

Segundo Fifi, seu objetivo é provocar discussões sobre o valor da família e mostrar a influência da carga genética na construção do povo brasileiro. Para isso, ela percorreu várias capitais do País fotografando famílias conhecidas e anônimas, de diferentes etnias e níveis sociais. Foram 15 anos de pesquisas para concluir o projeto, que resultou em um livro com 50 retratos, distribuídos em 134 páginas.

De origem chinesa, a autora conta que se inspirou em suas recordações de família. “Tudo começou com o meu retrato em família, em que revi vestidos chineses que eram de minha avó e minha mãe. Minha avó estava envelhecendo e achei, sem pretensão, que era uma oportunidade de fazer um retrato. Quando vi as fotos reveladas, percebi que poderia ser um projeto significativo”, lembra Fifi, que descende de chineses de Xangai.

A intenção inicial era fotografar apenas mulheres, mas a diversidade atraiu o olhar da artista, que resolveu mostrar as misturas. “Comecei bem devagar. Retratava outras famílias, por indicação de amigos. Conhecia as pessoas, conversava e resolvia se fotografaria ou não. Notei como a maioria carregava traços no tempo e passei a buscar famílias com muitas gerações”, conta.

Serviço
Exposição: “Origens” – de 30 de agosto a 30 de setembro
Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca – próximo ao metrô Bresser
Telefone: (11) 2692-1866
Ingressos: R$ 4,00 e meia-entrada para estudantes
Terça a domingo (inclusive aos feriados), das 10 às 17 horas
Site: www.memorialdoimigrante.org.br

 Da Secretaria da Cultura