Museu do Futebol ultrapassa a marca de um milhão de visitantes

Com três anos completos, museu tem entrada gratuita nesta quinta

qui, 29/09/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio do Pacaembu – completa três anos em setembro e comemora os bons números de visitação.

Neste ano, o Museu ultrapassou a marca de um milhão de visitantes, com uma média de 1,5 mil pessoas por dia. No ano passado, foi o mais visitado dos equipamentos da Secretaria da Cultura.

“Além do tema muito atraente aos brasileiros, o Museu do Futebol tornou-se referência também por seus trabalhos educativos inovadores e a pela busca constante por novas formas de dotar os espaços e conteúdos de acessibilidade para pessoas com deficiência. A criatividade das exposições temporárias agrada a todos os tipos de público”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

A reação positiva do público também é motivo de festa. Vestidos a caráter (com a camisa do seu time do coração), ou não, os visitantes celebram no Museu a paixão do brasileiro pelo futebol e entram em contato com a história recente do país.

Ambiente de referência quando se fala em acessibilidade em espaços públicos, o Museu vem colecionando ações pioneiras na área. Em 2011, por exemplo, realizou a segunda edição do projeto Deficiente Residente, que levou duas pessoas com deficiência intelectual a residirem no local por três meses. Em 2010, foram dois deficientes visuais.

Além de uma equipe de pesquisa afiada, o Museu do Futebol conta com um núcleo educativo multidisciplinar de 18 profissionais. Nesses três anos, mais de 94.121 mil pessoas foram atendidas pelos educadores, que atuam na criação de jogos e atividades com o intuito de aprofundar o contato com o acervo, suscitar reflexões e incrementar o atendimento aos visitantes.

“É incrível perceber que o Museu do Futebol agrada públicos de todas as idades. Dos que amam aos que não gostam de futebol, todos se surpreendem, se identificam, se emocionam e se divertem durante a visita”, diz a diretora executiva do Museu, Clara Azevedo.

Desde sua inauguração, em 2008, o Museu do Futebol vem se consolidando em São Paulo como um espaço para eventos, grandes lançamentos e locações para filmagem, com utilização do auditório Armando Nogueira e o foyer externo do estádio. Recentemente, os ex-jogadores Ronaldo e Zico lançaram por lá a rede social Pnera.

A programação cultural do Museu do Futebol não para por aí e só vem crescendo a cada ano, que vai desde Cinema no Museu, Encontro de Colecionadores de Camisas, Torneio de Futebol de Botão até Oficinas de férias.

Só em 2010 foram realizados 25 programas abertos ao público e com entrada gratuita, ocupando 30% dos dias em que o Museu esteve aberto. Desde 2008, cinco exposições temporárias já passaram pelo Museu do Futebol.

A mais recente, “Olhar com Outro Olhar”, é uma iniciativa inédita de levar as pessoas com visão perfeita ao universo das pessoas cegas ou com baixa visão. Em 2010, pela primeira vez uma exposição do Museu do Futebol viajou para fora da cidade. “Ora, Bolas! O Futebol Pelo Mundo” foi apresentada em Piracicaba e Praia Grande (SP).

Aniversário do Museu do Futebol

Local: Museu do Futebol

Endereço: Praça Charles Miller, s/n CEP 01234-010

Horário de funcionamento do museu: 9h às 18h

Entrada: R$ 6, sendo que estudantes, professores e idosos pagam meia-entrada (R$3). Deficientes físicos não pagam.

*Todas as quintas a entrada é gratuita.

Tel: (11) 3664-3867

www.museudofutebol.org.br

Da Secretaria da Cultura