Museu do Futebol: sábado tem evento sobre Mario Filho

Jornalista e autor do livro "O Negro no Futebol Brasileiro", considerado maior obra do gênero, é celebrado em comemoração ao mês da Consciência Negra

qui, 10/11/2016 - 21h05 | Do Portal do Governo

O Museu do Futebol participa das festividades relativas ao mês da Consciência Negra com uma intervenção sobre a obra do escritor e jornalista Mário filho, autor do livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, de 1947, considerado a maior obra do gênero.

Durante o evento, que acontece no próximo sábado (12), os visitantes são estimulados a conhecer mais sobre o autor que já foi classificado como o melhor jornalista esportivo do Brasil.

O jornalista Mario Filho dá nome ao Maracanã, no Rio de Janeiro, o maior estádio de futebol do país. Notabilizado como repórter esportivo e publisher, foi responsável pela criação de diversos jornais do gênero e por modificar a linguagem do jornalismo, aproximando-a do coloquial.

Em 1936, Mario Filho comprou de Roberto Marinho o Jornal dos Sports e, a partir dele, organizou diversos torneios esportivos, entre eles o Rio-São Paulo, com equipes dos dois Estados, que depois veio dar origem ao Campeonato Brasileiro. Alguns autores atribuem a ele a expressão “Fla-Flu”, que identifica o maior clássico do futebol carioca.

Mario Filho era irmão do também escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues, que o chamava de “o criador das multidões”, pelos seus esforços para a popularização do futebol, que, no início, era considerado um esporte da elite.

SERVIÇO
Intervenção Mario Filho
Sábado (12), das 14h às 15h30
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, sala Origens
Entrada gratuita
#SPContraoRacismo 

Do Portal do Governo do Estado