Museu do Futebol realiza II Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol

Haverá palestras sobre moda esportiva e as novas tecnologias dos uniformes

sex, 03/12/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, 4, o Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura – promove o II Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol. Das 10 às 17 horas, o foyer externo do Museu reúne fanáticos pelos uniformes dos mais diversos clubes do Brasil e do mundo.

Para participar do Encontro, porém, não é necessário colecionar camisas: qualquer pessoa interessada pelo tema pode comparecer e conhecer mais sobre essa ‘mania’. Em sua primeira edição, realizada em agosto, o evento reuniu mais de quinhentas pessoas.

O coordenador de eventos do Museu do Futebol, Renato Baldin, destaca a inclusão de palestras e os varais temáticos entre as novidades deste segundo encontro. “Agregar conteúdo e pesquisa ao encontro contribui para o crescimento do evento, ampliando as fronteiras do conhecimento. Além disso, aumentamos o número de varais para exposição das camisas. Alguns serão temáticos, como o varal dos candidatos ao título do campeonato brasileiro”, explica.

 

Tabelinha entre moda e esporte é tema de palestra

Das 10 às 12 horas, haverá palestra gratuita com três especialistas debatendo a relação cada vez mais próxima entre as tendências da moda e o esporte. Serão abordados temas como tendências do design contemporâneo, o processo criativo para uniformes esportivos, a influência da moda na criação dos uniformes esportivos e as novas tecnologias usadas nas camisas mais recentes.

 

Mania de colecionar

E como não é só com camisas que se vive a paixão pelo clube, o Museu do Futebol possui um espaço totalmente dedicado à idolatria do torcedor: a Sala Grande Área, que reúne 483 fotografias de objetos raros como flâmulas, discos e jornais. Em maio do ano passado, a instituição realizou a exposição “Mania de Colecionar”, reunindo 119 camisas de clubes pouco conhecidos dos 27 estados brasileiros, além de flâmulas e peças de futebol de botão.

 

Serviço

II Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol
4/12 – das 10h às 17h
Gratuito

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N – Estádio do Pacaembu
Fone: 3664-3848
Aberto de terça a domingo, com entrada das 10h às 17h e permanência no museu até as 18h. Não abre às segundas-feiras.
Ingresso: R$ 6 e meia entrada

Da Secretaria da Cultura