Museu do Futebol promove formação para guias de turismo

Evento gratuito em 7 de fevereiro capacitará profissionais da área a realizar visitas ao local, no estádio do Pacaembu

dom, 02/02/2020 - 9h04 | Do Portal do Governo

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, reúne guias e profissionais de agências de turismo para uma formação gratuita no dia 7 de fevereiro, das 9h às 13h. O objetivo é capacitar os interessados a realizar visitas guiadas ao local, situado no estádio do Pacaembu, na capital. A participação dá direito a certificado.

A formação será feita por profissionais do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, que idealizou o evento a partir de experiências diretas de visitas mediadas com o público.

Etapas

Dividido em três etapas, o evento começa com um café da manhã seguido de apresentação teórica sobre a gestão do Núcleo Educativo. Também na primeira fase serão trabalhados os conteúdos de cada sala expositiva, os recursos de acessibilidade para estrangeiros e Pessoas com Deficiência, os roteiros de visitas com foco nos quatro maiores clubes paulistas (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos), bem como dicas para a boa convivência de grupos no espaço.

Na segunda etapa, os participantes serão instigados a dialogar sobre o que foi apreendido. Esse será o momento de ouvir considerações, reflexões, propostas, dúvidas e debater sobre a melhor forma de conduzir o público dentro espaço expositivo.

Na terceira e última fase, será realizada uma visita livre à exposição de longa duração do Museu para expandir os conceitos trabalhados na etapa anterior. A equipe do Educativo estará à disposição para dúvidas ao longo do percurso.

Para participar, os Guias de Turismo devem se inscrever pela plataforma SYMPLA. O auditório do Museu do Futebol, onde será realizado o evento, tem capacidade para 178 ocupantes.

No mesmo dia, será lançado o kit “Bagagem Educativa”, mais novo material de aprendizado lúdico e interativo do Museu do Futebol, desenvolvido pelo Núcleo Educativo em conjunto com o Centro de Referência do Futebol Brasileiro. O kit terá uma “Mala do Torcedor”, uma “Mala do Charles Miller” e uma “Mala dos Futebóis” e servirá de apoio à visita em grupos ao museu.

SERVIÇO

Formação para guias de turismo – Museu do Futebol
Data: 7 de fevereiro de 2020 (sexta-feira)
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório do Museu do Futebol – Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP
Capacidade: 174 lugares e quatro espaços para cadeirantes
Inscrições: https://bit.ly/37sWMMU
Participantes receberão certificado
Evento gratuito
Telefone: (11) 3664-3856

Cronograma do evento

09h00 – 09h30: Café da Manhã
09h30 – 10h00: Boas-vindas
10h00 – 11h30: Etapa 1 > Parte teórica
11h30 – 12h30: Etapa 2 > Reflexões, considerações
12h30 – 13h00: Etapa 3 > Visita livre ao Museu do Futebol