Museu do Futebol prepara exposição e atividades com foco nas mulheres

Do dia 8 até o fim do mês, mulher não paga para entrar no Museu do Futebol

sex, 07/03/2014 - 15h52 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Museu do Futebol deixará a entrada gratuita para mulheres do dia 8 até o dia 31 deste mês. Além da série de atividades programada a partir deste sábado, as exposições também mostram a participação da mulher no futebol, seja como atleta, seja como torcedora.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

Todos os visitantes serão convidados à Exposição de Longa Duração com fotografias de mulheres em trajes luxuosos do século 19 até meados de 1930, na Sala Origens, ou de uma torcedora na arquibancada do Maracanã vibrando e chorando na derrota do Brasil para o Uruguai em 1950. Na Sala Números e Curiosidades, é apresentado vídeo da jogadora Marta, eleita cinco vezes a melhor do mundo.

As atividades começam neste sábado, 8, às 11h, quando ocorrerá a visita mediada com o tema “Última chamada para a Copa do Mundo”, que aborda o futebol brasileiro a partir dos conteúdos das Copas, tais como a história das taças e as chaves dos grupos. Às 14h, será realizada a atividade “Intervenções educativas sobre o Dia Internacional da Mulher”, que trará uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

Ainda aproveitando o mês das mulheres, no dia 22 o Museu do Futebol eternizará um gol de Marta, por meio de um vídeo na Sala dos Gols narrado por Luciano do Valle. Para o último sábado do mês, 29, às 10h, haverá a 3° edição do Jogo Comentado, com o tema “Mulheres”, com a participação da jogadora Formiga e do treinador René Simões, que atuaram na seleção brasileira de futebol feminino em Olimpíadas e Copas do Mundo.

Neste mês de março, também será realizada a primeira etapa do projeto “Futebol da Gente”, que tem por objetivo captar histórias e fatos sobre futebol contados a partir de pessoas que visitam o Museu. Nos dias 8, 15, 16, 22 e 23 (finais de semana), será a vez das mulheres que, ao final da exposição, poderão gravar os seus testemunhos à equipe de pesquisa do Museu. Os vídeos farão parte do acervo do Museu do Futebol e ficarão disponíveis no Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), inclusive na internet.

SERVIÇO
Dia Internacional da Mulher
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n
A partir do dia 8; atividades em dias variados
Do dia 8 até 31 de março, entrada gratuita para as mulheres
Preço dos ingressos: R$ 6 (inteira) /R$ 3 (meia-entrada para estudantes, idosos e professores)
http://www.museudofutebol.org.br 

Do Portal do Governo do Estado