Museu do Futebol inaugura exposição Olhar com Outro Olhar

Na abertura da mostra, museu lança também um audioguia para o acervo de longa duração

sáb, 18/06/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, abre a nova exposição temporária Olhar com Outro Olhar. O conteúdo leva o visitante ao universo dos deficientes visuais e a explorar novas formas de ver, ouvir e sentir. “Essa exposição irá revelar a nós – que vemos, ouvimos ou caminhamos em nossas próprias pernas – o quanto vale a pena conhecer o universo daqueles que, apesar ou, sobretudo, por suas deficiências, são capazes de superar obstáculos e construir um mundo de conhecimento e possibilidades” define o secretário da Cultura Andrea Matarazzo.

Uma fotografia de um jogo de futebol, visualizada apenas ao final do percurso, é apresentada por meio de cinco recursos sensoriais – braile, relevo, alto-contraste, maquete tátil e áudio descrição. O visitante utiliza mãos e ouvidos para entender o conteúdo e o significado da imagem. No chão, um piso tátil conduz os passos dos visitantes e um audioguia também sinaliza o trajeto. “A exposição propõe aproximar as diferenças. Vai mostrar que cegos, surdos ou pessoas com mobilidade reduzida têm um mundo próprio de percepções e sensibilidades. Vale a pena alargar nossos próprios sentidos e experiências de mundo”, conta Leonel Kaz, curador da exposição.

O visitante pode optar por fazer o percurso vendado, para viver uma experiência ainda mais enriquecedora. O tato é o aliado para entender o universo no qual está inserida a imagem. A primeira delas é uma maquete de um campo de futebol em miniatura com formas e linhas gravadas em relevo. Na sequência, a imagem é projetada numa superfície de borracha que destaca os principais elementos da fotografia. A terceira peça é uma reprodução em resina acrílica, que dá à maquete anterior a noção de profundidade e proporciona distinguir diferentes texturas pelo toque. O quarto recurso transforma a foto em uma representação espacial e tridimensional.

“Essa exposição é um mergulho nas diferentes formas de perceber o mundo que nos cerca. É um convite para que o visitante olhe uma imagem com as suas mãos e ouvidos. Queremos que as pessoas saiam da visita questionando seus conceitos sobre normalidade”, explica Clara Azevedo, diretora executiva do Museu do Futebol.

As etapas para descobrir e entender a imagem terminam após as indicações da áudio descrição. O exercício de inserção no mundo dos deficientes visuais estimula o público não só à compreensão da fotografia exposta, mas também do próprio jogo de futebol. “Exercitar a imaginação e se projetar na experiência de alguém que não vê com os olhos, amplia nossa percepção das muitas formas de ser. Nos ajuda a conceber e construir um mundo mais acolhedor a todas as formas de existência humana”, explica o psicanalista e consultor técnico da exposição, Benilton Bezerra.

Experiência sensorial

No centro da sala de exposições, uma caixa preta convida o público a fazer parte de um time partida de Futebol de Cinco – modalidade exclusiva para cegos e pessoas com baixa visão. Para reproduzir exatamente a partida, o visitante será orientado por pontos de emissão de áudio distribuídos ao longo do cubo e, ao final, a jogada é projetada em uma das paredes.

A mostra apresenta também o acrílico sobre tela “Veja Bem”, do artista plástico Paulo Climachauska, que já enfeitou as ruas de São Paulo durante a Street Biennale, em 2010. A obra simula uma grande tabela de exame oftalmológico e desafia o público a aumentar a capacidade de percepção e visão. Todas as peças da exposição estão adequadas à altura de crianças e cadeirantes, e sistema braile para deficientes visuais.

Ao longo dos três meses de duração da mostra, o Museu do Futebol prepara um calendário de atividades culturais. São oficinas de sensibilização, palestras e debates sobre acessibilidade e inclusão.

Programa de acessibilidade do Museu do Futebol

A acessibilidade sempre fez parte do projeto do Museu do Futebol. Inaugurado em setembro de 2008, foi premiado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida com o Certificado 5 Estrelas.

Em 2010, o Museu do Futebol desenvolveu o projeto Deficiente Residente. Durante três meses, dois deficientes visuais se integraram ao Núcleo de Ação Educativa para aprimorar o atendimento que o museu oferece a todos seus visitantes. Neste ano, o projeto se repete com a presença de dois deficientes intelectuais.

Junto à abertura da exposição Olhar com outro Olhar, o museu lança também um audioguia para o acervo de longa duração.

Exposição Olhar com outro Olhar

Curadoria: Leonel Kaz/Museu do Futebol
Consultoria técnica: Amanda Tojal e Benilton Bezerra
Expografia e comunicação visual: Arquiprom
Maquetes táteis: Dayse Tarricone e Alfonso Ballestero
Audioguia: Livia Villela de Mello Motta
Coordenação geral: Instituto da Arte do Futebol Brasileiro
Apoio: Instituto Mara Gabrilli e Epson

Serviço

Exposição Olhar com Outro Olhar
Local: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Data: A partir do dia 18/6
Horário: das 9h às 18h
Tel.: (11) 3664-3848
Ingressos: R$ 6 (inteira) /R$ 3 (meia-entrada). No dia da inauguração, a entrada para a exposição é gratuita
www.museudofutebol.org.br

Da Secretaria da Cultura