Museu do Futebol cria projeto que beneficia idosos

"Museu Amigo do Idoso" visa melhorar o atendimento à terceira idade

seg, 16/05/2016 - 21h13 | Do Portal do Governo

O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, apresenta desde abril o projeto “Museu Amigo do Idoso”, que tem como proposta valorizar a experiência do visitante com mais de 60 anos de idade.

Segundo Daniela Alfonsi, diretora do Museu do Futebol, o número médio de idosos recebido pelo Museu do Futebol é cerca de 10 mil por ano e as pessoas com mais de 60 anos representam um perfil de visitantes com potencial de crescimento. “Por esse motivo, o museu busca aperfeiçoar-se constantemente para receber cada vez mais e melhor esse público”, declara.

Conheça as ações do Programa São Paulo Amigo do Idoso

De acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em 2013 havia 13% ou mais de 26 milhões de idosos no Brasil. Os dados revelam que envelhecer não é mais visto como uma fase de inatividade, pelo contrário, é preciso ampliar a oferta de atividades para a população da terceira idade.

Com esse intuito, ao longo de 2016, serão dois idosos residentes no Museu do Futebol: o primeiro de abril a julho, e o outro de setembro a novembro.  Os residentes trabalharão as terças e quintas-feiras, das 10h às 16h, junto da equipe do Núcleo Educativo.

Desde o último dia 26 de abril, a voluntária Maria Elisa Ferreira Franceschini, de 66 anos, é a primeira idosa residente do projeto. Sua rotina inclui a interação constante com os jovens educadores e orientadores de público, para indicar melhorias na infraestrutura do Museu, no atendimento ao público e, ao mesmo tempo, quebrar barreiras intergeracionais.

Acessibilidade
O Museu do Futebol foi o primeiro museu da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo planejado para ser acessível desde a sua concepção. Todas as salas e seu conteúdo foram pensados para atender diferentes perfis de públicos: brasileiros e estrangeiros; de diversas classes sociais; pessoas com deficiência física, intelectual e mobilidade reduzida; crianças, jovens, adultos e idosos.

Sua estrutura física conta com elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, piso podotátil para deficientes visuais e pessoas com baixa visão em todo o percurso da exposição de longa duração, além de banheiros para cadeirantes em todos os andares.

SERVIÇO
“Museu Amigo do Idoso”
Projeto para maiores de 60 anos de idade
Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/nº – Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu – São Paulo-SP
Informações: (11) 3664-3848
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h (Bilheteria até às 16h)
Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até às 17h)
Acesse o site do Museu do Futebol

Do Portal do Governo do Estado