Museu do Futebol conta histórias de mulheres íntimas do futebol; saiba mais

Ideia da exposição "As Donas da Bola" é de um grupo de onze fotógrafas que percorreram o Brasil em busca de mulheres que jogam bola

dom, 06/03/2016 - 10h52 | Do Portal do Governo

Imagens que contam histórias sobre mulheres que são íntimas da bola e do jogo de futebol podem ser conferidas na exposição “As Donas da Bola” em cartaz no Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

A iniciativa é de um grupo de onze fotógrafas que percorreram o Brasil em busca de mulheres que jogam bola, profissionalmente ou por diversão. São elas: Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto.

Conteúdo da mostra
Ao todo, 42 imagens revelam cotidianos bastante diversos. Como o de mulheres quilombolas de Pernambuco, retratadas por Ana Araújo; o Futlama em Macapá (AP), por Ana Carolina Fernandes; o jogo de “altinha” nas areias de Ipanema (Rio de Janeiro), por Luciana Whitaker e os Jogos Olímpicos Indígenas em Cuiabá (MT), por Nair Benedicto. Completa a mostra o universo das torcedoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, pelas lentes de Luludi Melo e Bel Pedrosa, o time de funcionárias do Hospital Santa Marcelina, de São Paulo, por Eliária Andrade, jogadoras nas periferias de São Paulo e Rio por Marcia Zoet e Monica Zarattini e o universo do futebol de várzea paulistano por Marlene Bergamo.

SERVIÇO
Exposição “As Donas da Bola”
Local: Museu do Futebol
Em cartaz até 3 de abril
Entrada: R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia
Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Estádio do Pacaembu
Tel.: (11) 3664-3848
Informações: www.museudofutebol.org.br

Do Portal do Governo do Estado