Museu do Futebol apresenta exposição Futebol de Papel

Apaixonados e curiosos por futebol terão acesso a mais de 700 itens como álbuns, postais, selos, figurinhas e ingressos de Copas do Mundo

qua, 11/12/2013 - 18h22 | Do Portal do Governo


Crédito: Rogério Alonso/Divulgação

O Museu do Futebol promove a exposição “Futebol de Papel”. Figurinhas, postais, cartazes, selos, embalagens, documentos, carteirinhas de clubes e álbuns serão expostos em cenografia de caixas de papelão, fazendo alusão às nossas caixinhas de guardar coisas. 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A mostra, em cartaz até abril de 2014, vai mostrar ao público histórias do futebol brasileiro contadas a partir de objetos de 12 colecionadores, cinco clubes  (Portuguesa, São Paulo, Botafogo-RJ e os clubes de várzea Associação Atlética Açucena e Santa Marina Atlético Clube), além de documentos da Biblioteca Nacional e do Instituto Von Martius.

São mais de 200 itens originais, dispostos em vitrines. Além desses originais, há outras coleções que foram digitalizadas e são apresentadas em um totem multimídia. Há cerca de 80 álbuns, mais de 100 figurinhas e 40 ingressos de Campeonatos Mundiais e partidas históricas. Por exemplo, ingressos das Copas do Mundo de 1930 até 2010 e o ingresso da cerimônia de inauguração do Estádio do Pacaembu, de 1940.

No dia da inauguração da mostra Futebol de Papel, das 13h às 17h, os visitantes também visitarão gratuitamente na área externa, onde será realizado o 11° Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol, com o tema “3ª Camisa e Impressos”. O evento proporciona a todos maior conhecimento entre os times, além de troca de camisas e de outros materiais feitos de papel.

SERVIÇO
Exposição Futebol de Papel
Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/nº
Horário de abertura da exposição: 10h (até as 12h, a entrada no Museu será gratuita)
Horário de funcionamento do museu: 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Entrada: R$ 6 (estudantes, professores e idosos pagam meia-entrada)
* Pessoas com deficiência não pagam entrada
* Todas as quintas a entrada é gratuita
Tel.: (11) 3664-3848
http://www.museudofutebol.org.br 

Do Portal do Governo do Estado