Museu do Café traz programação especial em data comemorativa

Que tal aproveitar o Dia Nacional do Café para degustar a bebida gourmet e ainda entender a importância histórica e econômica destes grãos para o Brasil?

ter, 24/05/2016 - 9h02 | Do Portal do Governo

Hoje, 24 de maio, é considerado o Dia Nacional do Café. E para celebrar a data, o Museu do Café, localizado em Santos, trouxe uma programação recheada de atrações especiais.

Das 9h30 às 14h, os visitantes poderão participar da oficina de fotografia com Marcos Piffer; métodos de preparo de café, na Cafeteria do próprio Museu; e ouvir o som da banda Tirolli Jazz Trio, a partir das 12h. A entrada é gratuita.

Inaugurado em 1998, o Museu do Café funciona no antigo espaço da Bolsa Oficial do Café, criada em 1922 para oficializar a compra e a venda do café que chegava do Vale do Paraíba em direção ao Porto de Santos. O equipamento cultural se tornou uma das principais atrações de Santos, reunindo documentos, exposições e muitas variações do café brasileiro para prova.

Atrações 
Além de poder conhecer a história do café brasileiro, o visitante ainda tem a possibilidade de provar uma das variações disponíveis na cafeteria do museu e comprar diversos tipos de grãos. 

O Museu também realiza exposições (temporárias e permanentes) que ilustram a história e a importância do café na vida e na economia do Brasil. É possível acompanhar também a linha do tempo da produção de café no país, desde a chegada dos grãos até o tempo dos grandes barões e baronesas.

Vale lembrar que, todo sábado, o museu oferece visitas com degustação de café gourmet, que são realizadas no Centro de Preparação de Café (CPC), com ingresso a R$ 6.

Museu do Café na Virada
No dia 29 de maio, o Museu do Café será palco da Virada Cultural. A partir das 15h, o grupo musical Clube do Choro de Santos integra a grande festa em nome da cultura local. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone: (13) 3213-1751.

Dicas para um café perfeito
Sabe aquele café perfeito? O barista Hallyson Ramos, do Museu do Café, dá dicas preciosas para preparar um café delicioso em casa. Confira os passos:

1- Não ferver a água, porque isso queima o pó do café e deixa um gosto amargo na bebida;

2- Escaldar o filtro para tirar o gosto e a química do papel (quanto mais branco o filtro, mais química ele tem);

3- Ter sempre um café fresco. Quanto mais novo, melhor. Se possível, moer o grão na hora do preparo, realçando o aroma e sabor do café.

SERVIÇO
Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico de Santos
Horário de funcionamento: de terça a sábado das 9h às 17h; aos domingos entre 10h e 17h
Ingressos: R$ 6; estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados a visitação é gratuita
Cafeteria do Museu: de segunda a sábado das 9h às 18h; aos domingos entre 10h e 18h

Do Portal do Governo do Estado