Museu do Café conta a trajetória das correntes imigratórias no Brasil

Um dos principais destaques da exposição é uma publicação italiana, datada de 1902

qui, 19/02/2009 - 18h03 | Do Portal do Governo

O Museu do Café, em Santos, inaugurou na quarta-feira, 18, a exposição A trajetória das correntes imigratórias no Brasil. A mostra tem como foco a chegada ao país dos trabalhadores europeus, atraídos pelas oportunidades de trabalho nas lavouras de café e incentivados por publicidades positivas sobre a emigração para Brasil em nações como Itália, Espanha, Portugal, Japão, Áustria, Suíça e Alemanha.

A exposição conta com imagens, objetos do cotidiano e documentos datados do fim do século XIX, que ajudam a compreender a chegada e a adaptação dos trabalhadores estrangeiros à nova realidade cultural e a uma filosofia de trabalho marcada pelo escravismo.

Um dos principais destaques da exposição é uma publicação italiana, datada de 1902, que traz informações sobre o Brasil e as lavouras de café. O documento, com fotos e mapas, fazia parte das campanhas de incentivo à vinda dos trabalhadores ao Brasil. Além disso, os visitantes também poderão assistir a um documentário com depoimentos dos imigrantes que chegaram ao país em diferentes épocas para o trabalho nas lavouras.

Serviço

A trajetória das correntes imigratórias no Brasil
De 18/2 a 2/8
Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95, Santos
Tel.: (13) 3219-5585
De terça a sábado, das 9h às 17h e domingo, das 10h às 17h
Ingresso: R$ 5 e meia entrada
Obs: Bilheterias fecham às 16h15

Da Secretaria da Cultura