Museu de Zoologia apresenta antigas imagens do território paulista

"Os Rios da Comissão Geográfica e Geológica – Documentos do Passado – 1886 – 1910" fica em cartaz até dia 2 2

ter, 27/11/2007 - 14h25 | Do Portal do Governo

A Exposição “Os Rios da Comissão Geográfica e Geológica – Documentos do Passado – 1886 – 1910” fica em cartaz até o dia 2 no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

A mostra apresenta antigas paisagens do território paulista, retratadas a partir de rios percorridos pela Comissão Geográfica e Geológica, que assim como os bandeirantes, utilizou estas vias de transporte para explorar a região.

Além de exibir cenários de uma terra desconhecida, à época, a exposição revela o processo de ocupação do território paulista, leva à reflexões sobre a apropriação econômica dos recursos naturais e, ainda, reconstrói a trajetória da Comissão e seu valor histórico.

A exposição reúne registros fotográficos, mapas e documentos, resultantes da série de expedições realizadas pela comissão nos principais rios do oeste paulista: Paranapanema, Paraná, Tietê, Feio, Peixe, Rio Grande e afluentes.

Outros elementos se intercalam às imagens, entre eles um “Telurômetro” – instrumento eletrônico destinado a medir grandes distâncias com alta precisão entre dois pontos, o Teodolito – aparelho utilizado para medir alturas e ângulos no desenho de plantas, cartas e mapas; e um conjunto multimídia interativo para projeção de imagens e consultas dos visitantes.

A exposição faz parte do acervo do Museu Geológico Valdemar Lefèvre – MUGEO, com curadoria do geólogo Fernando Alves Pires, e adaptação para o Museu de Zoologia assinada pelo museólogo Maurício Cândido da Silva.

Serviço:

“Os Rios da Comissão Geográfica e Geológica – Documentos do Passado – 1886 –1910”

Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga – São Paulo – SP

Tel (11) 6165-8100 – www.mz.usp.br

Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 17h

Ingresso: R$ 2,00 (grátis para escolas públicas mediante agendamento, visitantes menores de 6 anos e acima de 60; estudantes pagam meia-entrada).