Museu de Tupã comemora Semana do Índio

População da cidade e da região poderá participar de várias atividades gratuitas que abordam a temática indígena

ter, 13/04/2010 - 10h30 | Do Portal do Governo

Este ano, a cidade de Tupã recebe a 38ª Semana do Índio, evento realizado pelo Museu Índia Vanuíre – instituição da Secretaria da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari – e a prefeitura da cidade. A festa começou oficialmente na segunda-feira, 12, com uma cerimônia no mausoléu da Índia Vanuíre, e se estende até o dia 20.

A programação reúne apresentações de dança indígena, exposições fotográficas, oficinas pedagógicas, palestras, debates, brincadeiras indígenas, exibição de documentários sobre o tema e visitas especiais para pessoas com deficiência física.

Segundo a diretora do museu, Tamimi David Rayes Borsato, a edição deste ano promove visitas pré-agendadas para outras dez cidades vizinhas, e o museu espera superar a marca de visitação do ano passado, que chegou a 2.000 estudantes. “É importante para nossos alunos conhecerem um pouco da cultura dos índios que habitavam e ainda habitam nossa região e mostrar a importância dessa cultura indígena no processo de formação do Brasil e no desenvolvimento das cidades paulistas, em particular a cultura caingangue, etnia nativa do Noroeste do Estado de São Paulo, bem como dos krenaks, que incorporam a sua cultura junto à Aldeia Vanuíre”, explica Tamimi.

Entre as principais atrações da 38º Semana do Índio, estão duas exposições que abordam o cotidiano indígena, seus costumes e tradições. Com fotografias da indumentária, artefatos e adornos utilizados por diversas tribos e as descobertas arqueológicas que explicam a ocupação do Estado de São Paulo no passado pré-colonial, as mostras “Além da Beleza – Plumária Indígena Brasileira” e “Gasbol e os Antigos Habitantes do Sul do Estado de São Paulo” ficarão em cartaz durante a semana. Ambas pertencem ao acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) e poderão ser vistas até o dia 20 de abril na Praça da Bandeira.

Além das atividades relacionadas à semana, desde o dia 7 de abril, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o museu promovem um concurso cultural para os alunos do 3º ano das escolas públicas e particulares de Tupã. As crianças poderão utilizar a criatividade para confeccionar cartazes seguindo o tema “Cotidiano Indígena”, com textos e ilustrações que retratam a vida e os costumes dos índios. Os três melhores trabalhos serão premiados e expostos na Feira de Solidariedade, no Recinto de Exposições “Octávio de Barros Castanheira” (Exapit).

Clique aqui e confira a programação completa.

Da Secretaria da Cultura