Museu de Pesca de Santos é entregue restaurado

a2equipe | 4 de julho de 2014 |

Um dos mais belos e tradicionais prédios de Santos, o Museu de Pesca, que fica na Ponta da Praia, foi entregue totalmente restaurado nesta sexta-feira, 4. O local estava fechado desde o ano passado, e a partir deste sábado, 5, volta a receber visitação pública.

O museu, que pertence ao Instituto de Pesca, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, teve janelas e esquadrias substituídas, restauro das portas, reforma do telhado, descupinização e adequação da rede elétrica. Também passou por obras de acessibilidade, e agora possui rampas de acesso e elevador. O investimento nas obras foi de R$ 1,7 milhão.

“Foi feito um restauro muito caprichado neste prédio que tem grande valor histórico, cultural, cientifico e turístico. Afinal, quem já não veio ver a ossada da baleia aqui no museu da pesca?”, disse o governador Geraldo Alckmin, referindo-se ao esqueleto de sete toneladas e 23 metros de comprimento, exposto no Museu de Pesca de Santos.

LEIA TAMBÉM
Parque Tecnológico de Santos tem obras iniciadas 

Além deste esqueleto, o acervo possui esqueletos de outros animais aquáticos, peças biológicas empalhadas, representação de quatro ecossistemas marinhos do litoral paulista, uma lula gigante (com cinco metros de comprimento e 91 quilos, único exemplar exposto no mundo) e várias espécies de tubarões.

O prédio do Museu de Pesca de Santos foi construído em 1908. O local foi escolhido no século 18 como um forte que cruzasse fogo com a Fortaleza da Barra, do outro lado do canal, para atuar na defesa de Santos e São Vicente. O prédio foi construído no lugar do Forte Augusto, destruído em 1894.

Em média, o museu recebe 65 mil visitantes por ano.

Do Portal do Governo do Estado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *