Museu de Arte Sacra tem câmera gigante em homenagem ao dia mundial da fotografia

Ação proporciona ao visitante a inusitada experiência de conhecer o processo de formação da imagem

ter, 13/08/2013 - 15h42 | Do Portal do Governo

Os visitantes que passam pelo Museu de Arte Sacra podem ver uma grande câmera escura, que tem despertado a curiosidade de todos. A câmera gigante é, na verdade, uma reprodução da antiga câmara oscura, espécie de aparelho óptico utilizado por artistas renascentistas nos séculos 15 e 16, como auxiliar na elaboração de pinturas.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Montada no pátio externo do prédio, a instalação Luna Córnea – Paisagem e Memória proporciona a inusitada experiência de conhecer o processo de formação da imagem, como se o visitante estivesse dentro de uma máquina fotográfica. A ação é uma homenagem ao dia mundial da fotografia, comemorado em 19 de agosto.

A estrutura de alumínio, coberta por um tecido preto com capacidade de vedar a luz, tem um orifício feito na extremidade, onde foram acoplados a lente e um diafragma adaptado de um refletor. No interior, uma espécie de tela de tecido transparente e opaco faz as vezes do despolido, o equivalente ao back da câmera fotográfica. É neste tecido que a imagem se forma, de maneira invertida. O projeto foi desenvolvido pelo atelier Estrela Brasil Oriente e idealizada pelo fotógrafo e professor Marcos Blau.

Além disto, a atividade faz parte do programa educativo “Interessante Interativo” que tem o objetivo de despertar o olhar do visitante para a área externa do museu, o complexo do antigo Mosteiro da Luz considerado a mais importante construção arquitetônica colonial do século 18 em São Paulo.

Luna Córnea teve início na Escola de Comunicação e Artes da USP em 2002 e já passou pelo Memorial da América Latina, Estação Pinacoteca, entre outros espaços. A exposição fica até o dia 31 de agosto no Museu de Arte Sacra.

SERVIÇO
Instalação Luna Córnea
Quarta-feira e sábado, das 11 às 16 horas
Até o dia 31 de agosto
Museu de Arte Sacra de São Paulo – Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo
Telefone (11) 3326-5393
http://www.museuartesacra.org.br
Entrada gratuita

Do Portal do Governo do Estado