Museu de Arte Sacra expõe medalhas papais

Com peças em ouro, prata e bronze, mostra retrata principais períodos papais, desde Antero (século 3) a João Paulo 2º e Bento 16

sex, 01/03/2013 - 16h55 | Do Portal do Governo

No momento em que a Igreja Católica está prestes a escolher o sucessor do papa Bento 16, o Museu de Arte Sacra de São Paulo traz o Vaticano até o grande público por meio da exposição A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História. São 100 peças em ouro, prata e bronze, que traçam os principais períodos da história do papado ao longo dos séculos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

As medalhas selecionadas para a mostra fazem parte de uma coleção de mais de mil medalhas papais. As peças pertencem à coleção de numismática do Museu de Arte Sacra, que conta com aproximadamente nove mil itens. Há representações de diversos papas, de Antero, que ocupou o cargo em 235 e faleceu no ano seguinte, apenas um mês e dez dias após ter assumido) a Paulo VI (que assumiu em 1963 e permaneceu até 1978, ano de sua morte).

Fazem parte da mostra, que tem curadoria de Maria Inês Lopes Coutinho, peças da atualidade, representada pelas medalhas referentes a João Paulo 2º e Bento 16. Além de prestar homenagem a papas do passado e destacar acontecimentos históricos, as medalhas servem como uma espécie de linha do tempo que marca pontos cruciais da história da humanidade.

SERVIÇO
A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História
Até 7/04
Museu de Arte Sacra de São Paulo (Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo)
Terça a domingo das 10h às 18h
R$ 6,00 / estudantes pagam meia / grátis aos sábados
Informações: (11) 3326-5393

Do Portal do Governo do Estado