Museu de Arte Sacra abre exposição em homenagem ao aniversário da capital paulista

Abertura da mostra acontece no dia 24 de janeiro; pesquisas e descoberta de novas fontes mostram uma São Paulo colonial diferente

seg, 19/01/2015 - 15h39 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao aniversário da capital paulista, o Museu de Arte Sacra de São Paulo abre no dia 24 de janeiro a exposição “Arte Sacra na Ourivesaria”, que traz cerca de 130 peças, entre joias, relíquias, navetas, gomil e jarras, ostensórios, âmbulas, cálices, penas, cruzes, santos óleos e uma instalação de lampadários, além de outros objetos sacros.

A historiografia paulista descreve uma São Paulo, do período colonial, pobre diante do esplendor das minas de ouro, em Minas Gerais, da riqueza na Bahia e do apogeu da corte, no Rio de Janeiro. Entretanto, pesquisas e análise de novas fontes apontam que, nesta São Paulo dita pobre, existiam profissionais ourives.

“Forma-se então um panorama diferenciado, no qual podemos afirmar que se houveram ourives é porque houve ouro e prata. E a presença destes, certamente indica que na época houve riqueza na sociedade”, comenta a curadora Maria Inês Lopes Coutinho.

SERVIÇO
Exposição “Arte Sacra na Ourivesaria” no Museu de Arte Sacra
Curadoria: Maria Inês Lopes Coutinho
Abertura: 24 de janeiro de 2015, sábado, às 11h
Período: 25 de janeiro a 8 de março de 2015
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.3336 – agendamento de visitas monitoradas
Horário: terça a sexta das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); Grátis aos sábados. Isentos: idosos acima de 60 anos, crianças até 7 anos, professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes

Do Portal do Governo do Estado