Museu da Polícia Militar lança selo comemorativo

Evento em homenagem aos 125 anos do general Miguel Costa reune filatelistas e amigos do museu

ter, 30/11/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O lançamento do carimbo e selo comemorativo aos 125 anos de nascimento do general Miguel Costa vai reunir filatelistas e amigos do Museu da Polícia Militar, às 18h desta quarta-feira, 1, no auditório do museu, localizado na rua Jorge Miranda, 308, bairro da Luz, Centro da Capital. O ponto alto do evento será a cerimônia de obliteração do selo.

“Obliterar o selo”, explica o diretor do Museu, coronel Álvaro Guimarães dos Santos, “é quando uma autoridade convidada carimba o selo que está sobreposto num envelope”. Todos os convidados para obliterá-los ficarão de posse dos envelopes carimbados. O restante dos selos – vão ser impressos 400 – serão vendidos. Os compradores, na sua maioria, são filatelistas e “amigos do Museu”, diz o coronel. A cerimônia é aberta ao público.

O próprio prédio que abriga o museu é parte da história arquitetônica paulista, tendo sido projetado por Ramos de Azevedo, no final do século 19. Ainda conserva janelões e portas em pinho de Riga (madeira praticamente extinta), ladrilhos portugueses, escadarias em mármore de carrara e vitrais franceses. O acervo do museu é formado por cerca de 8 mil livros, 30 mil fotos e 12 mil periódicos, relativos à história da Polícia Militar. Reúne também todos os boletins gerais (publicações internas) da Polícia Militar e das extintas Força Pública e Guarda Civil Estadual.

Miguel Costa ingressou na Força Pública em 1901, tendo chegado à patente de major. Em 1924, já major do Regimento de Cavalaria da Força Pública, apoiou o levante revolucionário de 5 de julho. Nesse período, foi nomeado general de brigada pelo Exército Revolucionário. Em 1925, participou da marcha de 27 mil quilômetros pelo interior do país, juntamente com a Coluna Prestes, tendo-se exilado na Bolívia em 1927.

O acervo do Museu da Polícia Militar pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 9h às 17. A biblioteca fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17. Ingressos gratuitos. Uma visita virtual pode ser feita pelo site http://www.museupm.com.br/.

Da Secretaria de Segurança Pública