Museu da Mata Atlântica reabre em Registro

A entrada é grátis; o endereço www.registro.unesp.br/museu destaca as exposições

sex, 05/09/2008 - 14h45 | Do Portal do Governo

A partir deste mês, o Museu Dinâmico da Mata Atlântica, do Câmpus de Registro, passa a funcionar no mesmo endereço da Unidade. Com um novo financiamento no valor de R$ 100 mil, firmado junto ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a expectativa é que ele atenda as demandas do público, dos alunos e docentes.

Segundo a bióloga Patrícia Gleydes Morgante, vice-coordenadora do Museu e docente do curso de Agronomia, a verba é para a ampliação do acervo e execução de curso de extensão. “Apesar dos avanços obtidos, estamos tentando um local maior para recepção de grupos grandes de visitantes”, explica.

O museu funcionava em uma sala no prédio do Centro Educacional KKKK (Kaigai Kogyo Kabukushi Kaisha), cedido à Unesp até o final de 2007. Porém, de acordo com os responsáveis, foi solicitada a desocupação do espaço no primeiro trimestre de 2008, razão pela qual o museu ficou fechado ao público de março a julho.

Estão previstos cursos sobre ensino de Botânica, Genética, Matas ciliares: conservação e recuperação e sobre Educação Ambiental. “Os dois primeiros são voltados a professores da rede pública de Registro e região. O terceiro foca principalmente os produtores rurais, já o último, envolve estudantes, professores e membros de ONGs”, diz a bióloga.

O Museu tem o apoio institucional do Programa Ciência na Unesp, ligado à vice-reitoria. “Esse apoio tem sido fundamental para manutenção do espaço”, finaliza.

Histórico – O Museu Dinâmico da Mata Atlântica foi fundado em novembro de 2005 por docentes do Câmpus de Registro. Na ocasião, a motivação era difundir o conhecimento gerado na Unidade sobre o Vale do Ribeira, por meio de quadros, painéis, artesanatos, maquetes e por um acervo bibliográfico com cerca de 250 títulos que pode ser consultado pelos visitantes.

Este acervo constitui o Citec (Centro de Informação Técnico-Científico). Atualmente é administrado pelas coordenadora e vice-coordenadora do Museu, respectivamente, Kelly Botigeli Sevegnani e Patrícia Morgante, e pelos docentes João Vicente Coffani Nunes, Giovana Bertini e Afranio José Soriano Soares.

Informações:

Museu Dinâmico da Mata Atlântica

Endereço: Rua Nelson Brihi Badur, 430 – Vila Tupy – Registro/SP

Tel. (13) 3822-2393

www.registro.unesp.br/museu

Entrada gratuita

Da Unesp