Museu da Língua Portuguesa recebe Oswald de Andrade: o culpado de tudo

A partir do dia 27, exposição comemora a obra de um dos mais controversos escritores brasileiros

dom, 25/09/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

A nova exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo de São Paulo, celebrará, a partir desta terça-feira, 27, a obra de Oswald de Andrade. A frase “Direito de ser traduzido, reproduzido e deformado em todas as línguas”, escrita pelo escritor em 1933 no verso da folha de rosto da edição original de Serafim Ponte Grande – foi o ponto de partida dos idealizadores da exposição.

Em Oswald de Andrade: o culpado de tudo, o público terá a oportunidade de conhecer profundamente o polêmico escritor, um dos criadores da Semana de Arte Moderna. A curadoria é de José Miguel Wisnik, com a curadoria-adjunta de Cacá Machado e Vadim Nikitin, e consultoria de Carlos Augusto Calil e Jorge Schwartz. O projeto expográfico é de Pedro Mendes da Rocha.

Será a primeira vez que o público do Museu poderá ver uma exposição sobre a vida e obra de um escritor paulista. O secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, fala sobre a importância de revermos a obra de Oswald. “Ele é o mais paulista dos nossos escritores. Conheceu e viveu essa cidade como ninguém. Para nós, da Secretaria da Cultura, é um privilégio dar a nossa contribuição para a lembrança do escritor, um artista que revolucionou a nossa literatura e que, ao participar ativamente da criação da Semana de Arte Moderna, inseriu São Paulo no mapa mundial das artes.”

Para Wisnik, “O projeto teve por objetivo organizar uma exposição sobre Oswald de Andrade, reforçando seu papel decisivo para a formação da cultura contemporânea e destacando a consistência de sua obra, de maneira a que a sua atualidade esteja patente sem que se perca de vista a situação histórica em que ela foi gerada.”

A exposição contemplará três dimensões de leitura: poética, Histórico-biográfica e filosófica. Clique aqui para ver todas as informações. 

Da Secretaria da Cultura