Museu da Língua Portuguesa realiza em Brasília a sua primeira exposição itinerante

Inédita Linguaviagem acontece durante conferência internacional sobre o idioma

qua, 24/03/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Museu da Língua Portuguesa inaugura, nesta quinta-feira, 25, uma mostra original. Linguaviagem – em Português todos se Encontram – será a primeira exposição itinerante da instituição. A exposição poderá ser vista na sede do Ministério das Relações Exeriores, em Brasília, como parte da Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que acontecerá até 31 de março. O Ministério convidou o Museu a participar do evento. Linguaviagem fará parte da programação paralela do evento, cuja programação terá ainda mostra de cinema, apresentações musicais e encontros de escritores, que acontecerão no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

O Museu da Língua Portuguesa leva para a capital da República réplicas de parte de seu acervo instalado na Estação da Luz, em São Paulo. A exposição ocupará 350 metros quadrados no Palácio Itamaraty. A exemplo de São Paulo, as boas-vindas de Linguaviagem começam com a exibição do filme Idiomaterno, que tem as assinaturas de Antônio Risério (argumento), Tadeu Jungle e Marcelo Presotto (direção), Isa Grinspum Ferraz (roteiro) e Fernanda Montenegro (narração).

A exposição contará ainda com as instalações:

A Língua Portuguesa no mundo: um mapa mundi destaca todos os países que falam a língua portuguesa.

Mapa das grandes famílias linguísticas: linha do tempo com a história da língua portuguesa até a era dos descobrimentos.

A literatura da lingua portuguesa: espaço onde será retratada a literatura dos oito países e seus principais autores; espaço para leitura (livros de diversos autores dos oito paises estarão disponíveis para os visitantes); e painel com trechos de obras escritas originalmente em língua portuguesa.

O Português no Brasil: em quatro terminais de computadores, o público poderá conhecer o significado e a origem de palavras “emprestadas” de outros idiomas pelo Português falado no Brasil, como as línguas africanas, indígenas e os diversos idiomas dos imigrantes, além de um grande painel com trechos de letras de grandes clássicos da nossa MPB e belas imagens do Brasil.

O mundo da língua portuguesa: espaço onde serão exibidos três filmes que mostram a língua portuguesa no cotidiano do povo brasileiro.

Fazer circular seu acervo por diversas cidades do Brasil e do exterior é um dos projetos prioritários do Museu, que pertence ao Governo do Estado de São Paulo e é administrado pela Poiesis – Organização Social de Cultura. Pretende-se que outras mostras itinerantes sejam realizadas, mas não há ainda uma programação definida para isso.

Ideias e experiências

O objetivo da Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial é examinar as oportunidades, desafios e instrumentos para a valorização da língua e sua projeção no cenário internacional. Foram programados debates, intercâmbio de ideias e troca de experiências entre representantes da sociedade civil dos Estados membros da CPLP, com a participação de delegações governamentais dos países da Comunidade. Além dos Estados membros – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste -, foram convidados à Conferência a Guiné Equatorial, as Ilhas Maurício e o Senegal, na qualidade de Estados observadores associados.

Serviço
Linguaviagem – em Português todos se Encontram
Curadoria: Frederico Barbosa, Paulo César de Carvalho (Brasil e Portugal), Susana Ramos Ventura (África e Timor Leste)
Coordenação Geral: Antonio Carlos de Moraes Sartini
De 25 a 31 de março
Palácio do Itamaraty – Brasília – DF
Mais informações: www.museudalinguaportuguesa.org.br

Da Agência Imprensa Oficial