Museu da Língua Portuguesa promove desfile de Bonecões e Cabeções

Será no sábado de carnaval no dia 21 de fevereiro, a partir das 13 horas

dom, 15/02/2009 - 12h08 | Do Portal do Governo

No dia 21 de fevereiro, sábado de Carnaval, a partir das 13 horas, bonecões desfilarão nos arredores do Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca e Parque da Luz, acompanhados pela banda Lira Musical, de Joanópolis. Os bonecos de carnaval, com mais de três metros de altura, foram confeccionados por alunos da oficina ‘Bonecos de Rua 2009’, realizada pelo Museu durante o mês de janeiro – e são os próprios alunos que conduzem os adereços. Marchinhas tradicionais embalam o passeio das grandes figuras, tradicionais no carnaval de diversas partes do país, inclusive o interior de São Paulo.

Em seguida, às 14 horas, haverá uma apresentação do grupo folclórico Vovô da Serra do Japi, que mostrará tradições do carnaval da década de 50 na região. No lugar de bonecos, o desfile agora é de ‘Cabeções’, que são alegorias de grandes cabeças com formato de caveira e diabo que os participantes vestem. A trilha sonora é o samba de bumbo, o mais antigo carnaval de São Paulo, originário da cultura negra e precursor do samba-de-roda do interior paulista.

Realização da Secretaria de Estado da Cultura e da Poiesis – Organização Social de Cultura, o desfile dos bonecos repete o sucesso de 2008, quando cerca de 15 bonecões pararam a Praça da Luz, surpreendendo os transeuntes. Centenas de pessoas se juntaram à festa, inclusive o Governador José Serra, então em visita ao Museu e à Pinacoteca do Estado. O curso que originou o evento é promovido pelo próprio Museu da Língua Portuguesa durante o mês de janeiro, com alunos a partir de 13 anos de idade. As aulas ficam a cargo da professora Neide Rodrigues Gomes, umas das maiores especialistas em folclore brasileiro.

Serviço

Carnaval 2009 no Museu da Língua Portuguesa
Data: 21/02
Desfile dos Bonecos de Rua para o Carnaval 2009Horário: a partir das 13h
Apresentação do Grupo Folclórico Vovô da Serra do Japi
Horário: a partir das 14h

Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro São Paulo – SP CEP: 01120-010
Tels:  (11) 3326-0775/ (11) 3227-0402

Do Museu da Língua Portuguesa