Museu da Língua Portuguesa prepara surpresas para o Dia das Crianças

Curupira, Saci, Boto cor-de-rosa, Sapo Cururu e muitos palhaços invadem o museu

seg, 29/09/2008 - 21h00 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia das Crianças, o Museu da Língua Portuguesa preparou programação especial gratuita nos dias 4 e 11 de outubro, dois sábados, quando a entrada no Museu também é franca. “Escolhemos fazer nos sábados que antecedem a data, pois, assim, as crianças e suas famílias ganham um passeio completo de presente”, explica Antonio Carlos Sartini, superintendente do Museu da Língua Portuguesa.

A riqueza do folclore brasileiro será apresentada na forma de literatura de cordel, com muito ritmo, diversão e rimas. As crianças poderão ouvir também as famosas histórias de pescador, que abordam algumas lendas, como Boto Cor-de-rosa, Iara, entre outras.  Utilizando a linguagem dos clowns (personagens antigos do teatro e do circo, também chamados de palhaços), haverá um espetáculo discutindo as eternas perguntas: Quem Somos? Onde estamos? e Qual o significado de tudo?

Confira a programação

04 de outubro
11h – “KD-EU? ou as árveres somos nozes” – Cia. Dramática de Teatro
Duração: 1h30
Idade Recomendada: a partir de 6 anos
Um executivo ouve de sua mulher a seguinte pergunta: “querido, você já reparou que o seu nariz está levemente caído para o lado direito?”. A partir desse momento, inicia sua trajetória em busca de sua real identidade, e da resposta para  a questão: “cadê eu?”.
Resultado de um trabalho em pesquisa de linguagem clownesca realizada em 2007, sob a direção de Bete Dorgam, o espetáculo foi construído a partir de improvisações de textos de Franz Kafka, Heiner Müller, Luigi Pirandello, Eugéne lonesco, Ítalo Calvino, Otto Lara Resende, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. As cenas, estruturadas na forma de pequenos esquetes, estabelecem um diálogo constante com a trilha sonora executada ao vivo durante o espetáculo.

11 de outubro
15h – Mitos brasileiros em cordel – César Obeid e Renata Perez
Idade: Livre
Quem nunca ouviu as estripulias e artimanhas do Saci Pererê? Quem nunca achou muito engraçado os pés virados pra trás do Curupira? Quem não conhece e se encanta com os segredos e mistérios da Iara? Toda a riqueza desses e de muitos outros mitos do folclore brasileiro, agora é apresentada na forma de literatura de cordel, com muito ritmo, diversão e rimas contagiantes. Ao final serão realizados improvisos para integração da platéia.

16h – Histórias de Pescador – Teatro de Areia
Idade: Livre
Dois pescadores, sentados com suas varas à beira de um rio, procuram impressionar um ao outro com histórias fantásticas supostamente vividas por eles mesmos. Ao narrarem seus “causos”, contam ao público as lendas brasileiras: Iara, a Mãe D’Água; A Boiúna; O Boto Cor-de-rosa e A Criação da Noite.
Como nos demais trabalhos da companhia, a encenação é acompanhada de música ao vivo, executada pelos atores com violão, flauta transversal e percussão. No repertório, conhecidas cantigas de roda como Sapo Cururu, Peixe Vivo e Quem me Ensinou a Nadar, além de músicas especialmente compostas para o espetáculo.

Serviço

Museu da Língua Portuguesa – Espaço Café
Estação da Luz, s/nº
Número de pessoas por atração: 100
Entrada gratuita no Museu e nas atrações

Do Museu da Língua Portuguesa