Museu da Língua Portuguesa prepara programação especial de aniversário

Museu completa um ano; curso gratuito e exposição fazem parte da agenda

qui, 15/03/2007 - 15h15 | Do Portal do Governo

O Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, completará um ano na próxima terça-feira, dia 20. Neste período passaram por lá aproximadamente 580 mil visitantes. O espaço é o único do mundo dedicado a um idioma. O local dispõe de equipamentos que convidam o público a um passeio para interagir com a nossa língua.

O diretor do museu, Antonio Carlos Sartini, afirma que a instituição é mais visitada do Brasil. “O que mais chama a atenção é a imediata identificação do  público com acervo, ou seja, a nossa a língua portuguesa. A língua como elo da nossa identidade cultural, como patrimônio de todo brasileiro”, ressalta.

Sartini destaca também que hoje o Museu da Língua Portuguesa é a instituição museológica mais democrática do Brasil, onde todos são donos do acervo exibido, exposto e valorizado. No local, um vasto conteúdo sobre a linguagem, história da língua, as formas que ela assume no cotidiano e a criação desta na literatura brasileira são apresentadas em diversas mídias. O público não somente contempla, mas interage e participa de uma viagem sensorial e subjetiva, que inclui filmes, audição de leituras e diversos módulos interativos.

Para a comemoração do aniversário foi preparada uma programação especial. A professora de literatura, Tereza Isabel de Carvalho, realizará um curso voltado às técnicas da escrita. Serão duas turmas, sendo a primeira com início no dia 3 de abril. O curso é gratuito. As atividades não param por aí. A partir do dia 25, sempre aos domingos, haverá apresentações de contadores de histórias e espetáculos teatrais, ambos baseados em livros infantis. Entre os dias 1º de abril e 29, sempre aos domingos, o museu promoverá visitas com acompanhamento de escritores. A principal idéia é proporcionar um maior conhecimento das obras de escritores da atualidade.

Para o mês de maio, a novidade é a inauguração da exposição dedicada aos 30 anos da morte da Clarice Lispector. Com curadoria de Júlia Peregrino, a exposição, baseada em frases da escritora, pretende abordar toda a importante obra literária e desvendar a mulher Clarice Lispector. A cenografia criará um espaço lúdico e permitirá uma viagem ao universo da escritora que soube como ninguém percorrer os caminhos da alma humana.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

(J.H.)