Museu da Língua Portuguesa itinerante desvenda os nomes dos municípios

Itápolis é a primeira cidade a receber a exposição

sex, 02/09/2016 - 15h03 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira (2), a cidade de Itápolis vai receber o Museu da Língua Portuguesa itinerante com a mostra “Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas, que desvenda a formação e a divisão de São Paulo em unidades menores (municípios) e conta o significado dos nomes que possuem.

“As palavras dizem mais do que seu primeiro sentido. Desvendar a origem dos topônimos não exprime os mistérios das cidades, mas indica a poética possível da sua existência, o que inclui sua história e geografia”, acrescenta Squeff, responsável pelo levantamento realizado com 645 municípios e que assina a curadoria da exposição.

A mostra
Idealizada por Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, a mostra surgiu a partir do livro de mesmo nome escrito pelo jornalista e artista plástico Enio Squeff, em coautoria com Helder Perri Ferreira, em 2004. “Essa exposição será uma viagem pelas origens do povo paulista. Marca presente de nossas itinerâncias, a grande interatividade do público com mídias digitais e elementos cenográficos promoverá uma experiência única aos visitantes”, declara Sartini.

Desvendando Itápolis
A primeira cidade a receber a Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas é composta pelo substantivo “itá” (pedra, em tupi) ao qual se adicionou a palavra grega “polis”. Mas seu significado vai além de simplesmente “Cidade das Pedras”.

O tupinólogo Helder Perri Fereira explica que Itápolis sempre incluiu a palavra “pedra” em seu nome – desde Espírito Santo do Córrego das Pedras a Boa Vista das Pedras, e até simplesmente Pedras. Na sua elevação a município entra justamente a história e a constatação de que foi constituída por falantes do português. “Deve-se a eles a criação de um topônimo híbrido, formado por palavras do tupi e do grego, na forma com que se introduziram no português”, explica o estudioso.

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa itinerante – mostra: “Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas
Local: Centro de Convivência da Secretaria de Cultura – Avenida Presidente Valentim Gentil, 735, Itápolis
Visitação do público: 2 a 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Entrada gratuita
Agendamento de excursões e turmas escolares: (16) 3262-2218

Do Portal do Governo do Estado