Museu da Língua Portuguesa homenageia Machado de Assis

Exposição será inaugurada nesta terça-feira, 15, às 10

ter, 15/07/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

Machado de Assis: “Mas este capítulo não é sério”, mostra que começa nesta terça-feira, 15, relembra aquele que é considerado por muitos o maior escritor da literatura brasileira e uns dos maiores da literatura universal. A exposição é baseada na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicada originalmente como folhetim, em 1880, e editada como livro no ano seguinte.

“Com essa exposição, queremos, além de homenagear Machado de Assis, desmitificá-lo sem tirar seu inegável mérito, aproximá-lo do leitor. Por isso, o título remete a um dos capítulos de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o Capítulo CXXXII / Que não é sério, e já mostra a visão crítica e por vezes irônica do autor para com tudo: a sociedade, suas personagens e sua própria obra. A exposição mostrará ao nosso grande público o prazer que causa ler qualquer um dos títulos de Machado de Assis”, explica Antonio Carlos Sartini, superintendente do Museu da Língua Portuguesa.

A mostra ocupará o espaço para exposições temporárias no primeiro andar do Museu até 26 de outubro e é realizada no ano em que se completa o centenário de sua morte. A coordenação geral é de Ana Helena Curti, arquitetura de Pedro Mendes da Rocha, a curadoria de Cacá Machado e Vadim Nikitin e consultoria de José Miguel Wisnik.

“A proposta dos curadores Cacá Machado e Vadim Nikitin e de José Miguel Wisnik é fazer com que o centenário aproxime os mais variados públicos desse autor, que tantas vezes levou a fama de clássico inalcançável ou de bibliografia escolar obrigatória”, conta Ana Helena Curti, coordenadora geral.

Cada pessoa que visitar a exposição receberá um Livreto do Visitante, peça gráfica que faz parte da mostra. São 48 páginas que, a todo momento, interagem com a exposição e o visitante. “É uma nova forma expositiva que utilizamos; o espectador se surpreenderá com o conteúdo e o seu diálogo com o espaço dedicado a Machado de Assis”, revela Sartini.

Machado de Assis: “Mas este capítulo não é sério” conta com apoio da Academia Brasileira de Letras e da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, co-patrocinadora e responsável pela impressão de todas as peças gráficas da mostra.

Machado de Assis: “Mas este capítulo não é sério”

Abertura: 15/7

Museu da Língua Portuguesa

Praça da Luz, s/nº – Estação da Luz

Tel.: (11) 3326-0775

Terça a domingo, das 10h às 17h

R$ 4 e meia-entrada, grátis aos sábados

Da Secretaria da Cultura