Museu da Língua Portuguesa e Casa das Rosas homenageiam Machado de Assis

Programação grátis inclui teatro e visita monitorada

qua, 27/08/2008 - 8h49 | Do Portal do Governo

Até sexta-feira, o Museu da Língua Portuguesa e a Casa das Rosas realizam atividades gratuitas para homenagear o escritor Machado de Assis, nos 100 anos da sua morte. Amanhã e sexta-feira, especialistas internacionais oferecerão ao público visita monitorada na exposição Machado de Assis: “Mas este capítulo não é sério”, instalada no Museu da Língua Portuguesa.

A programação do evento chamado Caminhos Alternativos faz alusão ao simpósio Caminhos Cruzados, Machado de Assis pela crítica mundial, realizado pela Editora Unesp no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp). No Museu da Língua Portuguesa, cada monitor conduzirá grupo de até 30 pessoas. Quem guiará cada turma são os professores e pesquisadores americanos Kenneth David Jackson e Paul Dixon, Jean Michel Massa (França) e Amina di Munno, da Itália.

“É uma oportunidade única para entender a visão internacional sobre a obra de Machado de Assis, comprovando a importância do autor para a literatura mundial”, explica Antonio Carlos Sartini, superintendente do museu. O percurso durará cerca de uma hora e quinze minutos e pretende atrair universitários, estudiosos e admiradores do escritor. O interessado escolhe uma visita e reserva vaga pelo telefone (11) 3326-0775. Nas datas das visitas monitoradas, o museu abrirá exclusivamente para a atividade.

Grade especial – A Casa das Rosas apresenta peças teatrais inspiradas no trabalho do escritor. A programação é aberta ao público e gratuita, mas depende de disponibilidade de lugares por ordem de chegada. Ontem, foi apresentado o espetáculo Pelos olhos de Machado, baseado no conto O espelho, com os atores do grupo Caixa de Imagens. A encenação criada pelo grupo foi individual (oferecida a um espectador por vez) e abordou a solidão e a liberdade de olhar para si mesmo. Cada apresentação demorou de três a quatro minutos.

Amanhã, às 16h30, no vão livre do Masp e, às 17h30, na Casa das Rosas, Marília e Germano fazem outra intervenção baseada em textos do escritor. Às 18 horas, ainda na Casa das Rosas, o público apreciará M de Machado, show vocomusical com Paulo César Pereio (vozes e interpretações) e Wilson Sukorski (eletrônica ao vivo e instrumentos).

Visitas guiadas e professores

– Amanhã
. Às 20 horas, visita com Jean Michel Massa
Professor titular emérito de primeira classe da Universidade de Rénnes 2, é autor de tese de doutorado sobre Machado de Assis. Publicou três livros no Brasil sobre o autor e numerosos artigos. Recebeu a Medalha Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, em 1986
. Às 20h30, visita com Amina di Munno
Professora de literatura portuguesa e brasileira na Universidade de Gênova, na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere Moderne. Tem estudos sobre autores portugueses e brasileiros dos séculos 19 e 20 e experiência na área da tradução literária

– Sexta-feira
. Às 20 horas, visita com Paul Dixon
Doutor pela University of North, Carolina, ensina literatura hispano-americana e brasileira na Purdue University, desde 1981. É autor de Reversible Readings (University of Alabama Press, 1985), Retired Dreams: Dom Casmurro, Myth and Modernity (Purdue University Press, 1989), Os contos de Machado de Assis: mais do que sonha a filosofia (Movimento, 1992) e O chocalho de Brás Cubas (no prelo), além de numerosos artigos. É também co-diretor de Espelho: Revista Machadiana

SERVIÇO
Inscrições grátis para visitas monitoradas
pelo telefone (11) 3326-0775
Museu da Língua Portuguesa – Praça da Luz, s/nº
Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37, Bela Vista – SP
Próxima à Estação Brigadeiro do Metrô
Telefone (11) 3285-6986 ou (11) 3288-9447

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)