Museu da Língua Portuguesa divulga programação de junho

Serão realizados cursos, workshop e sarau. Participe!

sáb, 29/05/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Museu da Língua Portuguesa oferece uma extensa programação em junho com cursos, workshop e sarau. Aproveite a oportunidade, aumente sua bagagem cultural e inscreva-se numa dessas atividades.

Se você quiser visitar o museu neste mês, fique atento para os horários de funcionamento nos dias em que serão disputados os jogos do Brasil na primeira fase: dias 15 e 20 de junho – das 10 às 13 horas; e 25 de junho – das 14 às 18 horas.

Confira a programação:

CURSOS

A versão de canção popular como tradução de poesia cantada
Atividade da Casa Guilherme de Almeida no Museu da Língua Portuguesa
Com Carlos Rennó
Dias: 5,19 e 26
Horário: das 10h30 às 12h30
Local: sala de aula
Vagas: 40
Público alvo: poetas, compositores, atores, atrizes, educadores, professores, público em geral

O letrista Carlos Rennó explica seu processo de criação de versões de canções americanas clássicas (standards) para o português, empregado no repertório dos discos Canções, Versões – Cole Porter e George Gershwin e Nego. Também abordará a versão esteticamente criteriosa de canções estrangeiras, em que procedimentos típicos da tradução poética são aplicados no campo da canção popular.

Carlos Rennó é letrista, parceiro de Lenine, João Bosco, Gilberto Gil, Arrigo Barnabé, Pedro Luiz, Rita Lee e outros. Canções com letras suas já foram gravadas por nomes que vão de Tetê Espíndola e Gal Costa a Maria Rita, Roberta Sá e Seu Jorge. É autor de Cole Porter – Canções, Versões (Paulicéia) e organizador de Gilberto Gil – Todas as Letras (Companhia das Letras).

Teatrando
Com Fátima Antonelli
Dias: 10,17 e 24 de junho e 1º de julho
Horário: das 14 às 17 horas
Local: espaço café
Vagas: 50 (para cada encontro)
Púbico alvo: jovens entre 10 e 15 anos

O objetivo do curso é levar a criança e o adolescente à valorização da palavra na linguagem corporal por meio do desenvolvimento da dramatização na ação. O projeto “Descobrindo a arte e a linguagem de interpretar e representar teatrando” vai procurar aguçar as formas artísticas do jovem no teatro. O curso será ministrado pela atriz e produtora cultural Fátima Antonelli.

WORKSHOP

Paralelos entre Dois Perdidos numa noite suja de Plínio Marcos e a farsa, gênero teatral
Com Carolina Gonzalez
Dias: 12,13 e 19
Horário: das 12 às 17 horas
Local: espaço café
Vagas: 25
Público Alvo: artistas, professores de literatura e interessados em geral

O workshop tem como base estudos feitos por Carolina Gonzales durante seu mestrado em Teatro na Universidade Sorbonne – Paris 3. Sua tese foi sobre o teatro de Plínio Marcos, cujo título Au delà du naturalisme (Além do naturalismo), procurou, além de analisar sua obra teatral, mostrar que as peças de Plínio Marcos não se limitam à estética naturalista, face mais conhecida do autor.

O workshop será desenvolvido em dois momentos. Primeiramente, acontece uma análise dramatúrgica de Dois Perdidos numa noite suja para ressaltar suas qualidades grotescas e sua estrutura farsesca. O segundo momento será dedicado à criação de algumas cenas da peça.

Importante: para participar deste workshop os alunos devem ler o texto Dois Perdidos numa noite suja antes do início das aulas.

Carolina Gonzalez é mestre em teatro pela Universidade Sorbonnne Nouvelle – Paris 3, tem 15 anos de experiência como atriz de teatro profissional, atividade desenvolvida tanto no Brasil como na França. Trabalhou com Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa, Fauzi Arap, Marcelo Marcus Fonseca, Renato Borghi, entre outros.

SARAU

Chama Poética
Tema: futebol
Direção: Fernanda de Almeida Prado
Dia: 26
Horário: às 15 horas
Local: espaço café

No mês da Copa do Mundo, o Sarau Chama Poética escolheu o futebol como tema. Dirigido por Fernanda de Almeida Prado, o Chama Poética visa, em seus projetos, difundir e fomentar a arte por meio da poesia, da prosa poética e da música, sempre convidando artistas de qualidade e competência, sejam atores, músicos, sejam convidados especiais. Por seu amplo e respeitável histórico na produção cultural, o Chama Poética é capaz de desenvolver projetos lítero-musicais baseados em diversos temas e com diferentes estruturas, como séries sobre poetas, compositores/intérpretes, datas comemorativas, adaptáveis a espaços distintos.

Serviço
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro
Telefone: (11) 3326-0775
Entrada franca para as atividades
www.museudalinguaportuguesa.org.br  
Visita ao museu
Ingresso: R$ 6,00 (pagamento somente em dinheiro)
Horário: de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A bilheteria fecha às 17 horas
Estudantes com carteira de estudante do ano e documento de identidade pagam meia-entrada. Crianças com até 10 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam ingresso, bem como professores da rede pública

Do Museu da Língua Portuguesa