Museu da Língua Portuguesa completa 3 anos neste sábado

Mais de 1,5 milhão de pessoas já passaram pela instituição

sex, 20/03/2009 - 10h15 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 21, o Museu da Língua Portuguesa, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e sob gestão da Poiesis – Organização Social de Cultura, completa 3 anos revolucionando a cena cultural paulista e brasileira. Para isso, aborda obras (ou o conjunto delas) de grandes autores da língua portuguesa de forma reflexiva, ao invés de apostar no didatismo ou na mera biografia dos artistas.

Desde sua inauguração, em 21/03/2006, passaram por lá mais de 1,5 milhão de pessoas que puderam contribuir para tornar o Museu como uma das instituições mais visitadas do Brasil. Seu sucesso se deve também a sua localização no histórico prédio da Estação da Luz, um dos cartões postais de São Paulo, e o acesso fácil através do metrô, trens da CPTM e ônibus.

“Nossas mostras temporárias destacaram-se muito no cenário de exposições nacional, tanto em forma como em conteúdo”, celebra Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa. Foram quatro exposições, todas com grande sucesso de público e crítica: “Grande Sertão Veredas”; “Clarice Lispector – a hora da estrela”; “Gilberto Freyre – intérprete do Brasil”; e “Machado de Assis, mas este capítulo não é sério”.

Outra mudança de paradigma trazida pelo museu é o seu acervo – a própria língua portuguesa – e como ele é apresentado ao público. Para o diretor do museu, “como a língua portuguesa é um patrimônio imaterial que pertence a todos os povos que a utilizam, a identificação entre público e museu é imediata. Todos nós que falamos este belo idioma somos especialistas no assunto, sejamos doutorados no tema ou não”. No lugar de livros, quadros, esculturas e outras obras usualmente presentes em instituições museológicas, o idioma apresentado de maneira interativa, em multimídias, virou referência no meio.

“Esta inovação em conjunto com os recursos tecnológicos e a interatividade presentes no Museu da Língua Portuguesa ajudam a aproximar o público dos conteúdos apresentados, especialmente os jovens estudantes”, afirma Sartini.

Muitos destes jovens chegam “de cara amarrada” para visitar o museu e saem de lá com um sorriso no rosto. “Nossa, quantas línguas eu falo em uma só!” e “porque não ensinam estas coisas bacanas na escola” estão entre alguns comentários.

Recente pesquisa realizada com visitantes do museu indicou que 97% deles o indicariam como primeira opção a um amigo turista, se este só tivesse uma oportunidade de passeio na cidade de São Paulo.
 
Serviço Museu da Língua Portuguesa
Endereço:
Praça da Luz, s/nº, Centro
São Paulo – SP
CEP: 01120-010
 

Contatos
Telefone: (11) 3326-0775 E-mail:
museu@museudalinguaportuguesa.org.br
Site: www.museudalinguaportuguesa.org.br
 
Horários

Bilheteria: de terça a domingo, das 10 às 17hs
Museu: de terça a domingo, das 10 às 18hs (não abre às segundas-feiras)
Obs: às últimas terças de cada mês, o horário é estendido até 22hs –
bilheterias fecham às 21hs.

Ingresso: R$ 4,00 (quatro reais) – pagamento somente em dinheiro
Estudantes com carteirinha pagam meia-entrada
Isentos do pagamento de ingresso:
Professores da rede pública com holerite e carteira de identidade;
Crianças até 10 anos;
Adultos a partir de 60 anos.
 
Não há venda antecipada de ingresso
Aos sábados a visitação ao Museu é gratuita.