Museu da Língua Portuguesa comemora Dia do Palhaço com intervenção artística

O espetáculo gratuito 'Les Classiques' acontece no Espaço Café, a partir das 14h do dia 10 de dezembro

qui, 01/12/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O dia 10 de dezembro é o Dia do Palhaço. Para homenagem estes profissionais tão queridos pelas crianças, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, convidou o grupo Absurda Confraria para um encontro interativo com a garotada. O espetáculo Les Classiques acontece no Espaço Café, a partir das 14h.

A Absurda Confraria trabalha com o universo do circo clássico, traduzido pelo palhaço, muito improviso e interatividade com a platéia. A concepção do espetáculo é de Bruno Feldman, Daniela Biancardi e Fani Feldman. No elenco estão os atores Bruno Feldman, Caco Mattos, Daniela Biancardi, Dênis Goyos e Fani Feldman; no acordeon e Percussão, Bruno Monteiro.

Les Classiques

Quem já foi ao circo? Quem vai ao circo hoje? Quais imagens de um picadeiro ainda marcam você? Essas e outras questões vão ao encontro da proposta de uma ação artística que se baseia numa intervenção de palhaços em um cortejo pelas ruas ou espaços cênicos não convencionais.

Os palhaços levam a presença do circo, reavivando a memória daqueles que por lá cruzarem neste dia. Chegam num cortejo musical associado às imagens de um circo mambembe, perdido no tempo, vindos das ruas da cidade preenchendo poeticamente o espaço. Nas paradas do cortejo acontecem jogos clássicos de improviso com a platéia, sempre no intuito de evocar um circo que ainda permanece vivo na memória e rotina de alguns. A cada momento um circo é montado, um novo picadeiro surge, pois cada plateia o compõe de um modo diverso.

Quadros
Madame Quilombeta

É apresentada ao público como uma vidente internacional. São anunciados seus atributos, poderes especiais de adivinhação e profecia do futuro. Ela é vendada por seu partner e posta ao centro da roda. O público presenciará uma série de eventos em que a vidente provará seus poderes desvendando perguntas e revelando elementos e objetos de seu entorno em uma interação divertida e repleta de surpresas.

Alô Som!

Uma dupla de palhaços que está varrendo o local depara-se com um microfone e para o seu serviço para brincar com o mesmo na tentativa de apresentar um show de música. Para tal, testam o microfone e apresentam: “La musique”, quando começam a “festa”, um terceiro palhaço os reprime proibindo-os de tocar “ali”. A literalidade do “ali” é compreendida de maneira que recriam um novo microfone bem ao lado, e tentam dar início ao show novamente. Logo a figura repressora retorna e os proíbe de tocar tanto “ali” quanto “acolá”, e assim a dupla numa terceira e até provocadora tentativa de tocar nem “ali”, nem “acolá” e sim “no meio” tira do sério o terceiro palhaço e então começa um verdadeiro e divertido jogo de gato e rato.

Faquir

É apresentado ao público um grande faquir vindo diretamente das Índias. Anuncia-se que ele apresentará um número de grande sucesso no mundo, tudo permeado por uma atmosfera misteriosa e a promessa de um acontecimento extremamente impressionante. Ele finge perfurar a cabeça de sua ajudante coberta por um pano com objetos perfuro cortantes e então logo em seguida a exibe sem absolutamente nenhum arranhão sequer. Depois de tal ilusionismo se repetir em graus cada vez mais avançados, incitando a curiosidade do público, o truque é finalmente revelado, desmascarando o faquir fajuto.

Serviço
Les Classiques – com Absurda Confraria
Dia 10 de dezembro, sábado, às 14h
Espaço Café
Grátis

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro
Tel.: (11) 3326-0775
www.museudalinguaportuguesa.org.br   
Ingresso: R$ 6,00 (pagamento somente em dinheiro).
Estudantes com carteira de estudante do ano e documento de identidade pagam meia-entrada. Crianças com até 10 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam ingresso, bem como professores da rede pública. Aos sábados a entrada é franca.

Do Museu da Língua Portuguesa