Museu da Imigração realiza programação gratuita de férias para as famílias

Cronograma da instituição contará com ambiente lúdico, espaço de leitura e contação de história, entre outras atrações

ter, 31/12/2019 - 19h26 | Do Portal do Governo

As férias de janeiro merecem ser preenchidas com atividades divertidas e inesquecíveis para que as crianças aproveitem ao máximo o período antes do retorno às aulas. No Museu da Imigração (MI), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, uma programação especial e gratuita acontecerá de 8 de janeiro a 2 de fevereiro.

A ação proporcionará brincadeiras, aprendizados e momentos únicos em família com ambiente lúdico repleto de atrações, espaço de leitura “Semear Leitores”, contação de história, oficina de bordado e pintura para bebês.

Tradicional nos meses de janeiro e julho, o espaço lúdico “Mundo de Brincar”, com brinquedos educativos, piscina de bolinhas, cama elástica, cantinho para leitura, fantoches e desenhos para colorir, é um sucesso entre os visitantes desde o seu lançamento em janeiro de 2016.

A nona edição do projeto, desenvolvido para os pequenos até 10 anos, será realizada entre 8 de janeiro e 2 de fevereiro, de quarta a domingo, das 11h às 17h, na “Hospedaria em Movimento”. Para participar, a garotada deverá estar sempre acompanhada de um responsável e não é necessário se inscrever previamente, porém o local tem capacidade limitada.

Parceria

Por meio de uma parceria com a Fundação Bunge, o MI inaugurou recentemente o espaço de leitura “Semear Leitores”, criado para estimular o contato do público infantil com os livros de maneira atrativa e prazerosa. O ambiente dispõe de estantes baixas para facilitar o acesso a, aproximadamente, mil títulos, pufes, tatame e elementos que remetem à imigração, como trem e navio onde todos podem se sentar para ler.

Entre as publicações disponíveis, são encontrados, ainda, conteúdos relacionados às temáticas abordadas pela instituição. O horário de funcionamento dessa atração, localizada na varanda térrea, ao lado do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR), também é de quarta a domingo, das 11h às 17h.

Para tornar o recesso escolar ainda mais animado, a ação “Era uma vez uma cidade chamada Jardim”, para todas as idades, apresentará, no dia 15 (quarta-feira), uma história que busca valorizar o cultivo da harmonia em dias difíceis e entre seres diferentes e, também, a importância da natureza, às 15h. As inscrições para quem quiser assistir serão realizadas na “Hospedaria em Movimento” a partir das 14h.

Ainda no dia 15, o Núcleo Educativo promoverá uma edição especial da oficina de artesanato “Ponto a ponto”, focando no bordado livre para toda a família, com faixa etária a partir de 6 anos, às 15h. A “Pintura para bebês: verão”, marcada para 1º de fevereiro (sábado), proporcionará uma atividade sensorial com cores e texturas, no jardim, para as crianças até 4 anos, a partir das 15h.

Para participar dessas programações educativas, é necessário entrar em contato antecipadamente pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

SERVIÇO

Atividades do Museu da Imigração em janeiro de 2020

Espaço lúdico “Mundo de Brincar” (até 10 anos)
Data: 8 de janeiro a 2 de fevereiro (de quarta a domingo)
Hora: 11h às 17h
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração

Espaço de leitura “Semear Leitores” (Livre)
Data: de quarta a domingo
Hora: 11h às 17h
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração

Era uma vez uma cidade chamada Jardim (Livre)
Datas: 15 de janeiro
Hora: 15h
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração
Inscrição: Uma hora antes da atividade no espaço “Hospedaria em Movimento”

Ponto a ponto de Férias (a partir de 6 anos)
Data: 15 de janeiro
Hora: 15h
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração
Inscrição: inscricao@museudaimigracao.org.br

Pintura para bebês: verão (até 4 anos)
Data: 1º de fevereiro
Hora: 15h
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração
Inscrição: inscricao@museudaimigracao.org.br

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição
www.museudaimigracao.org.br