Museu da Imigração procura receitas tradicionais de migrantes

A ideia é que cadernos familiares façam parte de um módulo da nova mostra

qui, 03/03/2016 - 11h36 | Do Portal do Governo

O Museu da Imigração está à procura de cadernos de receitas para compor seu próximo projeto, a exposição temporária “Migrações à mesa”, que estreia no mês de setembro de 2016. A ideia é que esses cadernos familiares, com origens migrantes, façam parte de um módulo da nova exposição.

Para participar da primeira etapa, os interessados devem enviar duas fotos (uma da capa e outra do interior do caderno) e um breve texto sobre a história do objeto para pesquisa@museudaimigracao.org.br, até 30 de março.

Com o “Migrações à mesa”, o museu pretende mapear, pesquisar e comunicar acervos, receitas e práticas de grupos imigrantes e migrantes, tanto de períodos passados quanto do presente. Desse modo, é interessante que os cadernos sejam de diferentes períodos e possuam anotações, manchas e detalhes que ajudem a contar as histórias de famílias que encontraram seu lar em São Paulo.

O ineditismo da exposição é sua parceria com os proprietários dos cadernos, que além do empréstimo, irão auxiliar narrando a história do objeto e ajudarão a pensar questões pertinentes ao conjunto selecionado. No total, serão dez cadernos expostos e a seleção priorizará a maior diversidade possível no que se refere às origens dos imigrantes e migrantes e dos próprios objetos. Mais informações sobre o regulamento da seleção estão no site do museu

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. O ingresso para visitar a exposição de longa duração custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada).

Do Portal do Governo do Estado