Museu da Imigração apresenta exposição virtual sobre SP

Capital paulista é retratada em depoimentos e fotos dos 96 bairros distritais

qua, 30/05/2012 - 17h30 | Do Portal do Governo

Dando continuidade às ações da Semana Nacional dos Museus, o Museu da Imigração apresenta uma exposição virtual interativa chamada Cosmopaulistanos: as pessoas, os caminhos, a cidade. O título vem da obra Cosmópolis, de autoria do escritor Guilherme de Almeida, datada no final da década de 20 e publicada em uma série de oito reportagens em 1962, que retratava as diferentes formações imigrantes em bairros da capital.

A mostra é um passeio pelo mapa da cidade dividido em 96 bairros distritais de São Paulo. Clicando sobre cada bairro, o visitante pode acessar as histórias, trajetos e memórias por meio de fotos, textos e até depoimentos em vídeos, oferecendo um novo olhar sobre o tema de Guilherme de Almeida em um novo século.

O visitante pode participar da exposição escrevendo um comentário. “Convidamos a todos a contar suas visões apaixonadas pela cidade, pelos nascimentos, renascimentos, e pela diversidade cultural e paisagística”, comenta a diretora técnica do Museu da Imigração, Marília Bonas.

Do Portal do Governo do Estado