Museu da Imagem e do Som completa 40 anos

Comemoração inclui shows, workshops e intervenções que vão além das artes visuais

qui, 01/07/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Para comemorar seus 40 anos, o Museu da Imagem e do Som promove a exposição ROJO®NOVA, uma mostra em construção em que o processo criativo é evidenciado em um constante work in progress. Esse processo irá gerar uma combinação de arte visual, experimentalismo, técnicas contemporâneas, recursos tecnológicos e arrebatamento.

Serão sete semanas apresentando uma experiência inédita no mundo, reunindo, em todos os espaços do MIS, expressões que ressaltam a diversidade cultural da arte contemporânea com o uso de cores, luzes, texturas, música, design, composições artísticas colaborativas e integradas. Os mais de 50 artistas de todo o mundo se revezarão nos espaços Expositivo e Redondo em grupos de sete por semana e trabalharão em colaboração, ocupando os espaços em camadas, de forma que a exposição esteja sempre viva e só seja finalizada na última semana, quando acontecerá uma grande festa de encerramento. Após a festa, a mostra permanecerá aberta por mais alguns dias, para que o público possa apreciar por completo os resultados das diversas camadas de arte colaborativa.

Ingredientes ROJO®NOVA 

Com a participação de mais de 50 artistas nacionais e internacionais, e uma programação que contará com mais de 45 shows de música, audiovisual e performances, a mostra ROJO®NOVA – Cultura Contemporânea será composta de vários ingredientes. A emoção de cada um desses componentes e sua interatividade estarão representadas em múltiplas dimensões. Da ilustração feita à mão à arte digital, da imagem em movimento à convergência multimídia, da transgressão de limites e formatos ao improviso ao vivo.

Artistas

Uma vanguardista seleção de artistas e músicos nacionais e internacionais mostra o caráter inovador da ROJO®NOVA – Cultura Contemporânea, mesclando jovens talentos com profissionais aclamados na cena da nova arte contemporânea mundial como Mark Jenkins, Maya Hayuk, Krink, Kit Webster, Flávio Samello, Ryuichi Kurokawa, Robert Seidel, Fuck Buttons, Tunng, Sin Fang Bous, Isan e Objeto Amarelo, entre outros.

Instalações

Os artistas farão instalações artísticas adaptadas para os diferentes espaços do museu, como escadas, banheiros, hall de entrada, entre outros.

“Frescos”

Artistas realizarão murais para gerar um efeito de “horror vacui”, termo em latim que significa “horror ao vazio” e propõe o preenchimento do vazio na área total disponível do MIS.

Art performances

Uma série de artistas performáticos irão interagir com as obras de arte e instalações, bem como com o espaço físico do museu, como uma maneira de provocar e entreter o público.

Audiovisuais, Arte Sonora & Música

A mostra ROJO®NOVA – Cultura Contemporânea também apresentará um line-up de músicos e artistas nacionais e internacionais apresentando as últimas tendências em arte sonora, música e audiovisuais. Serão ao todo mais de 45 shows.

Sessões de Warm Up

O museu também trará ambientes especiais com sessões de cinema, apresentando trabalhos em vídeo realizados por jovens talentos selecionados de todo o mundo, como introdução às sessões de Live Cinema, onde os artistas editarão seus projetos audiovisuais ao vivo, em conjunto com apresentações de música ao vivo.

Serviço
Exposição ROJO®NOVA – Cultura Contemporânea
Abertura: quinta-feira, 1º, às 19 horas, nos Espaços Redondo e Expositivo    Visitação: de 1º de julho a 15 de agosto
Terça a sábado, das 12 às 19 horas; domingo e feriado, das 11 às 18 horas. No Espaço Expositivo e Espaço Redondo. Ingresso R$ 4 e meia-entrada; gratuito para maiores de 65 anos e aos domingos
Classificação etária: livre
Mais informações: www.rojo-nova.com
Museu da Imagem e do Som MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Telefone: (11) 2117 4777
Site: www.mis-sp.org.br
Estacionamento: R$ 7. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado

Da Secretaria da Cultura