Museu da Diversidade Sexual abre mostra em favor dos direitos humanos

Exposição "Sonhar o Mundo" celebra o reconhecimento da diversidade sexual no Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Lesbofobia

ter, 17/05/2016 - 13h01 | Do Portal do Governo

O Museu da Diversidade Sexual abriu nesta terça-feira (17), Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Lesbofobia, a exposição “Sonhar o Mundo” – idealizada por Paulo Von Poser e Marcio Zamboni.

A mostra visa celebrar o reconhecimento da diversidade sexual e de gênero como parte dos Direitos Humanos e as lutas por igualdade ao redor do mundo. Uma série de instalações interativas, que brincam com suportes diversos, aborda temas como educação, sofrimento, lutas, inspirações, segredos e corpos. 

Entre as obras que integram a exposição estão a “Rosa da Diversidade”, um projeto de biblioteca colaborativa contendo obras literárias, biográficas ou teóricas consideradas relevantes para a questão da diversidade sexual e de gênero, “Sofrimento e Compaixão”, que simboliza a empatia com o outro, e “Mapa de Lutas”, assemblage de referências e memórias em torno de cultura e visibilidade, liberdade e descriminalização, igualdade de direitos e combate à AIDS.

Compõem ainda a exposição o “Altar de Inspirações”, com retratos de personalidades icônicas, a escultura de ferro “Sonhar o Mundo”, na qual o público pode fixar relatos e comentários, “Corpos Diversos”, uma compilação de trabalhos que celebram o corpo em sua diversidade, entre outros.

SERVIÇO
Exposição “Sonhar o Mundo”
Museu da Diversidade Sexual (Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518)
Abertura: terça-feira (17), às 19h
Até 27 de agosto
De terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Do Portal do Governo do Estado