Museu da Diversidade: 20 anos do escritor Caio Fernando Abreu

Mostra segue até dia 28 de janeiro de 2017 na estação República do Metrô; ponto alto é a interatividade com o visitante

sex, 16/09/2016 - 13h02 | Do Portal do Governo

Em homenagem aos 20 anos sem o escritor Caio Fernando Abreu, foi inaugurada a exposição “Caio Mon Amour”, no Museu da Diversidade Sexual, instalado dentro da estação República do Metrô (Linha 3-Vermelha). Considerado grande nome da literatura brasileira, o poeta gaúcho foi referência em questões relacionadas à diversidade sexual e aos direitos humanos.

“Caio representou toda uma geração falando de amor e das possibilidades da vida”, afirma o diretor do Museu da Diversidade Sexual, Franco Reinaudo. “Ele era uma pessoa intensa e muito densa em suas colocações”, conta.

A singularidade do autor está presente em cada detalhe da mostra. Aos que querem mergulhar ainda mais na exposição, há a possibilidade de datilografar os poemas de Caio F. Abreu ou usar o antigo mimeógrafo, reproduzindo, assim, trechos da obra dele. Fora isso, poemas destacáveis de autoria do autor estão por todo lado para os visitantes levarem de recordação.

Com entrada gratuita, a mostra reúne fotos e textos de Caio e uma linha do tempo com sua vida e obra. “Caio era homossexual e essa homossexualidade permeou toda a sua obra”, explica Franco Reinaudo.

“Caio Mon Amour” tem curadoria de Paula Dip, que foi amiga pessoal do escritor, e conta ainda com ensaios fotográficos de Marina Novelli, inspirados em contos de Caio Fernando Abreu, e projeções de trechos de um filme sobre o poeta. Dentro do museu foi recriado um ambiente típico de boate dos anos 80.

SERVIÇO
Museu da Diversidade Sexual – exposição Caio Mon Amour
Estação República do Metrô (Linha 3-Vermelha), São Paulo
Até 28 de janeiro de 2017, de terça a domingo, das 10h às 18h
Telefone: (11) 3882-8080

Portal do Governo do Estado