Museu da Casa Brasileira realiza programa Uma Tarde no Museu

Atividade é voltada para pais e filhos e será realizada no sábado, 14

sex, 13/01/2012 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura, realiza no próximo sábado, dia 14, o programa Uma Tarde no Museu. Voltado para pais e filhos, a atividade tem como objetivo propor uma experiência prazerosa e de aprendizado no museu.

Especialmente elaborado para a exposição do 25º Prêmio Design MCB, o núcleo Educativo propõe o jogo Você é o júri!. Adultos e crianças avaliarão os objetos vencedores (1º lugar, 2º lugar ou Menção Honrosa) na premiação, com notas de 1 a 30, a partir de critérios próximos aos utilizados pelos jurados da premiação. Após esta avaliação, os participantes terão duas opções divertidas de jogos.

A atividade acontece no espaço expositivo, onde os educadores propõem discussões sobre os objetos, estimulando a curiosidade, a observação dos itens apresentados e a reflexão de seus vários aspectos. Assim, idéias e histórias são contadas e o jogo favorece a interação entre famílias e pessoas de diferentes faixas etárias. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência.

Sobre o 25º Prêmio Design MCB

Considerado referência na trajetória do design brasileiro e verdadeiro “selo de qualidade” para os designers premiados e selecionados, o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira traz embutida a história do conceito de design do país.

Desde sua criação pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em 1986, a premiação tem como finalidade reconhecer e validar a produção nacional da categoria. A partir disto, todos os diretores que passaram pelo Museu da Casa Brasileira têm desempenhado um importante papel na manutenção da proposta inicial do concurso, na sua continuidade e valoração.

Como resultado de consolidação do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, a 25ª edição recebeu um recorde de inscrições. O resultado divulgado oficialmente ao público em 22 de novembro de 2011 destacou 33 trabalhos, em sete categorias para produtos: Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Têxteis, Equipamentos Eletroeletrônicos, de Construção, Transporte; para cada uma delas foi criada a modalidade Protótipo, reservada a projetos em estágio de mock-up ou de desenvolvimento, além da categoria para Trabalhos teóricos escritos e não-escritos. A premiação de 2011 também marcou a abertura da exposição com trabalhos finalistas e vencedores desta edição, que permanece até o dia 15 de janeiro de 2012, e o lançamento do livro comemorativo “21-25ª edição Prêmio Design Museu da Casa Brasileira”.

Sobre o Educativo

A equipe do Educativo do Museu da Casa Brasileira – instituição da Secretaria de Estado da Cultura – está preparada para atender públicos de idades e formações diversas, sempre adaptando os conteúdos e as atividades aos objetivos e nível de compreensão e interesse do público.

Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais – podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo. De terça a sábado horários 11h e 16h – Duração: 1hora.

Serviço
Uma Tarde no Museu – Atividades Lúdicas – Educativo MCB
Data: Sábado, 14 de janeiro, às 14h30 (chegar com 15 minutos de antecedência)
Inscrições e mais informações: Tel: (11) 3032-2499
Vagas: 25
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Ingresso: Grátis
Acesso a portadores de deficiência física.
Visitas orientadas: 3032-2564 – agendamento@mcb.org.br 

Da Secretaria da Cultura