Museu da Casa Brasileira programa visitas às obras de Niemeyer

Há duas opções de passeios gratuitos para conhecer obras do arquiteto, que podem ser feitos neste sábado e domingo

qui, 22/01/2009 - 10h11 | Do Portal do Governo

Os famosos Edifício Copan e o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, conhecido como a Oca (foto ao lado), e os menos conhecidos Eiffel, Califórnia, Montreal e Triângulo, no centro, são atrações do Museu da Casa Brasileira (MCB) no próximo fim-de-semana (dia 24 e 25), assim como as construções do Parque do Ibirapuera (Marquise, Auditório e Palácios das Nações, dos Estados, das Artes, das Indústrias, da Agricultura).

Esse conjunto de obras do arquiteto Oscar Niemeyer, apresentado no guia Roteiros MCB/100 Obras de Arquitetura – Três Momentos de Oscar Niemeyer em São Paulo, da arquiteta Ruth Verde Zein, foi dividido em dois roteiros, para um programa de visitas guiadas, em comemoração ao 455º aniversário de São Paulo. “É uma maneira de efetivarmos a cidade como acervo do museu, já que o nosso enfoque é arquitetura e design”, explica o diretor-técnico do MCB, Giancarlo Latorraca.

O roteiro que abrange os prédios da região central terá duas saídas no sábado e no domingo, às 10 e às 15 horas. O do Parque do Ibirapuera apenas uma, às 14 horas. A duração prevista do passeio é de três horas. Começa na sede do museu, com transporte em micro-ônibus e acompanhamento de monitores especializados. Todos os participantes receberão o guia Roteiros MCB sobre Oscar Niemeyer. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 3032-2499.

Roteiros MCB – O projeto Roteiros MCB: Cem Obras de Arquitetura em São Paulo foi criado com o intuito de destacar e tornar conhecidas obras arquitetonicamente relevantes da cidade. O primeiro número, Três Momentos de Oscar Niemeyer, foi lançado na comemoração do centenário do arquiteto, em novembro de 2007. “Os passeios guiados fazem um sucesso incrível e surpreendem as pessoas”, garante Latorraca. Os mesmos roteiros já foram realiza dos na época do lançamento do guia e no aniversário da cidade, em 2008. “No centro, apenas o Copan é mais conhecido”, afirma. Por isso, o projeto abrange também a colocação de placas de sinalização, com dados técnicos, nas construções em que isso é possível.

Os próximos lançamentos programados têm como tema o Centro Velho e o Centro Novo. “Vamos dar continuidade à proposta com uma amostragem do que se tornou mais significativo na região central de São Paulo ao longo dos tempos”, diz o diretor. O objetivo é revelar a cidade e elucidar marcos significativos da arquitetura. “É uma importante contribuição para formar um inventário visual das questões relativas à arquitetura e ao design”, conclui.

Serviço

Roteiros MCB – Três Momentos de Oscar Niemeyer em São Paulo
Visitas guiadas (20 vagas cada): 24 e 25 de janeiro – Gratuito
Inscrições até amanhã, das 10 às 18 horas, pelo telefone 3032-2499
Site www.mcb.sp.gov.br  
Local de saída e chegada: Museu da Casa Brasileira – Avenida Faria Lima, 2.705
Estacionamento no local

Simone de Marco – Da Agência Imprensa Oficial