Museu da Casa Brasileira possibilita visita noturna gratuita

No espaço dá para conhecer as exposições temporárias e também peças do acervo

sex, 03/08/2012 - 18h38 | Do Portal do Governo

O Portal do Governo do Estado selecionou algumas exposições na capital. A primeira é uma visita noturna ao Museu da Casa Brasileira que permite conhecer tanto as exposições temporárias quanto as peças do acervo. Outra opção é conferir neste sábado, 4, na Pinacoteca, a abertura da mostra Interior profundo Mestre Júlio Santos – fotopinturas. No espaço estão reunidas 120 imagens que utilizam uma das primeiras formas de reprodução fotográfica, o processo daguerreótipo. Veja:

Visita noturna gratuita ao MCB
Um passeio diferente em horário alternativo. O visitante pode apreciar a beleza do Museu da Casa Brasileira (MCB) desde a fachada externa a seu interior. A equipe do Núcleo Educativo do MCB dá suporte informativo sobre as exposições temporárias e ao acervo. A instituição exibe exemplares de mobiliário dos séculos 17 ao 21, além de um espaçoso jardim decorado por algumas esculturas.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2.075 – Jardim Paulistano – São Paulo
Telefone (11) 3032-2564
Domingo, 5, e quarta-feira, 29, das 18 às 22 horas
Entrada franca. Classificação: livre

De terça a domingo: Passato immediato no Memorial
A mostra Passato immediato – presença italiana na arte brasileira explora 80 trabalhos, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e vídeos de artistas italianos ou de seus descendentes. Podem ser conferidas obras de Pancetti, Brecheret, Sergio Romagnolo, Poty Lazarotto, Mário Zanin, Eliseu Visconti, Fúlvio Pennacchi, entre outros, pertencentes aos acervos da Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Contemporânea – MAC-USP, Palácio dos Bandeirantes, Instituto Lina e Pietro Maria Bardi, Coleção Brasiliana do Instituto Cultural Itaú e principais galerias de arte de São Paulo. Curadoria de João Spinelli.

Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas
Entrada franca. Classificação: livre
Até o dia 19

Estreia amanhã mostra de Mestre Julio Santos
Uma das primeiras formas de reprodução fotográfica, o processo daguerreótipo (criado por Louis-Jacques Daguerre em 1837 e anunciado em 1839), feito sem uma imagem negativa, em que os retratos em preto e branco ganhavam colorido manual, pode ser conferido na mostra Interior profundo Mestre Júlio Santos – fotopinturas. O fotopintor-retratista cearense Júlio Santos, um dos mais importantes artistas da fotopintura no Brasil, conhecido como Mestre Julio Santos, reuniu 120 imagens de seu acervo, a partir de 1960.
São fotos restauradas, fotopinturas recentes feitas à mão, como revelação, reprodução, ampliação, retoque, contorno, roupa e afinação que, com a evolução tecnológica, foram desativadas, substituindo o papel à fotografia digital, com tintas virtuais. A exposição inclui documentos e amostragens de modelos de roupas (em acetato) usados no trabalho das fotopinturas. Curadoria de Diógenes Moura.

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3324-1000
Terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada)
Entrada franca aos sábados e às quintas-feiras
Estreia amanhã, a partir das 11 horas
Até 21 de outubro
Classificação: livre

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial