Museu da Casa Brasileira lança livro sobre David Libeskind

Lançamento terá mesa redonda sobre o arquiteto que projetou o Conjunto Nacional, um dos cartões postais de SP

ter, 29/01/2008 - 14h08 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira, a Romano Guerra Editora e a Edusp lançam no próximo dia 19, às 19h30, o segundo volume da Coleção Olhar Arquitetônico.  “David Libeskind – ensaio sobre as residências unifamiliares”, de autoria de Luciana Tombi Brasil, abarca a obra residencial do arquiteto e é ricamente ilustrado com fotos e plantas. O evento contará com uma mesa-redonda, que reunirá, além da autora, Luis Antonio Jorge, professor da FAU/USP, e Abílio Guerra, professor da FAU Mackenzie e editor da Romano Guerra Editora.

Nascido em Ponta Grossa, Paraná, Libeskind cresceu em Belo Horizonte, onde se formou na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1952. Pouco tempo depois de formado, em 1953, o arquiteto se radicou em São Paulo, onde foi responsável por um dos mais importantes ícones da capital paulista, o Conjunto Nacional. Atuou como artista plástico e artista gráfico, e participou do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Intercâmbio

O Brasil da década de 1950 vivenciava um período de vertiginoso crescimento econômico e urbano, que rapidamente estimulou a arquitetura da habitação unifamiliar com o enriquecimento das camadas médias da população. Era também um período de grande intercâmbio cultural, com a presença de arquitetos estrangeiros que aqui se estabeleceram durante a Segunda Guerra Mundial, e as viagens de arquitetos brasileiros ao exterior.

Dentre as experiências modernas do exterior, uma em especial provocou grande interesse no jovem arquiteto David Libeskind: os Case Study House, residências unifamiliares construídas por arquitetos modernos na Califórnia, que foram propostas, viabilizadas e publicadas por John Entenza na revista norte-americana Arts & Architecture.

É no uso dos planos verticais e horizontais, na busca do espaço fluído, na diluição dos limites entre espaço interior e exterior, no uso das aberturas generosas, na não compartimentação do programa residencial através dos espaços e das atividades cotidianas, que o raciocínio projetual presente nas habitações unifamiliares de Libeskind se aproxima da arquitetura do novo estilo de vida californiano, destacando a obra de Richard Neutra como uma referência particular.

Sobre a autora

Luciana Tombi Brasil (São Paulo, 1972) é arquiteta graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996), mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP, 2004, sob orientação do Prof. Dr. Luis Antonio Jorge, com a dissertação “David Libeskind – Ensaio sobre as residências unifamiliares”. Atualmente é professora de Projeto de Arquitetura do FIAM-FAAM Centro Universitário, onde também orienta trabalhos de Iniciação Científica e Trabalhos Finais de Graduação. Participa como professora convidada e conferencista em várias instituições. Obteve premiações em diversas oportunidades em concursos de arquitetura.

Sobre a coleção

A Coleção Olhar Arquitetônico compõe-se de extratos ensaísticos de monografias, dissertações e teses apresentadas em escolas brasileiras de arquitetura. A versão sintética visa oferecer a um público maior e diversificado os argumentos mais importantes e significativos dos trabalhos acadêmicos, cumprindo assim a necessidade fundamental da circulação das idéias concebidas dentro dos muros universitários.

SERVIÇO

Título: David Libeskind – ensaio sobre as residências unifamiliares

Edição: Romano Guerra Editora / Edusp   

Coleção Olhar Arquitetônico, volume 2

160 páginas, 21 X 23cm, brochura

ilustrado, fotos e plantas

português, 2007

Preço de capa: R$ 58,00

Principais locais de venda: Livraria Vitruvius (www.vitruvius.com.br), Livraria Cultura e FNAC.

 

Mesa-redonda e lançamento: 19 de fevereiro, às 19h30

Entrada: gratuita

Sites: www.mcb.sp.gov.br  e www.romanoguerra.com.br

Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705 – Tel. 11 3032-3727 – Jardim Paulistano São Paulo

Estacionamento: R$ 10,00, vagas limitadas    

Café do Museu: aberto

 

Do Museu da Casa Brasileira

(I.P.)