Museu da Casa Brasileira integra nova peça à coleção de berços

Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado tem dois outros exemplares recém-incorporados ao acervo

dom, 18/08/2019 - 14h48 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira (MCB) passa a integrar ao acervo um berço tipo Moisés, da década de 1890, doado pela família Monteiro. A peça é destaque no painel expositivo ‘Berços Coleção MCB’, da instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela sociedade civil por meio da organização social de cultura A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros.

Vale destacar que outros dois berços recém-incorporados ao acervo fazem parte da coleção: um original da marca nacional “Patente”, datado de 1936, e outro, da mesma década, feito em madeira torneada no “estilo Patente”, muito difundido à época.

O berço tipo Moisés, o mais antigo da coleção, tem origem europeia e pertenceu inicialmente ao filho do empresário paulista Jorge Street, nascido em 1898. Produzida em série, a peça é desmontável para facilitar o transporte e composto por cinco partes (dois pés, trava central, cesto e suporte para mosquiteiro), possui estrutura em ferro forjado, cesto com base e borda de metal revestido por tecido e trama de corda de algodão.

Cultura

O Museu da Casa Brasileira é dedicado à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do País especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do local para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade.

Entre as inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no Brasil, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no território brasileiro.