Museu da Casa Brasileira expõe fotos de cidades latino-americanas

Exposição retrata periferias de cidades como São Paulo, Lima, Caracas e México, entre outras

ter, 21/07/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

“Uma outra cidade” é o nome de um conjunto de 50 imagens da periferia de várias metrópoles latino-americanas que estão expostas no Museu da Casa Brasileira (MCB), a partir desta terça-feira, 21.

Elas foram produzidas pelo fotógrafo Iatã Cannabrava durante suas andanças pelas periferias de São Paulo, Lima, Caracas, La Paz, México, Buenos Aires, Montevidéu e Belém, entre outras cidades latino-americanas.

As fotos de Cannabrava se aproximam muito mais de uma crônica poética e política do que da tradicional denúncia de pobreza e miséria. Utilizando a fotografia colorida como suporte, ele apresenta o retrato de uma “outra cidade” comum a esses países e construída, na ausência de planejamento, pela força do saber e da criatividade popular, com seus meios de driblar a exclusão.

“Quando comecei a fotografar as periferias da Zona Sul de São Paulo, no ano 2000 – quase uma década atrás -, a frase ‘E nós estamos sós, Ninguém quer ouvir a nossa voz’, do grupo de rap Racionais MC’S, filhos e habitantes do Capão Redondo, era certamente verdadeira”, diz Iatã Cannabrava. “A exclusão social incorporava em muitas cidades uma invisibilidade social”.

As fotos estão reunidas num livro que será lançado no dia 4 de agosto. A publicação é um trabalho conjunto do MCB, Imprensa Oficial e Editora Terceiro Nome.

Serviço
Exposição: “Uma outra cidade”
Visitação: 21 de julho a 23 de agosto
Lançamento do livro “Uma Outra Cidade”: 4 de agosto
Site: www.mcb.org.br 
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705 – Telefone: (11) 3032-3727  
Ingresso: R$ 4,00 – Estudantes: R$ 2,00 
Gratuito domingos e feriados

Da Secretaria da Cultura